Nove ruas do Jardim Jaçanã, bairro localizado à margem esquerda do Rio Cachoeira nas proximidades do 15º Batalhão da Polícia Militar, na zona sul da cidade, serão urbanizadas pela Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo. O anúncio foi feito pelo prefeito Augusto Castro (PSD) que se reuniu com um grupo de moradores no início da noite da última quarta-feira, dia 13.

Acompanhado pelos secretários Sônia Fontes, de Infraestrutura e Urbanismo, José Alcântara Pellegrini, de Esportes e Lazer, e Thiago Barra, de Relações Institucionais e Comunicação, o prefeito disse aos moradores que a Prefeitura iniciou pelo Nova Ferradas, Nova Esperança e Ferradas o maior programa de urbanização da história da cidade. “Em nenhum Itabuna houve volume de obras para a pavimentação de ruas como o que estamos executando”, afirmou.

Segundo o prefeito Augusto Castro, os dois primeiros anos de sua gestão foram dedicados à arrumação das contas públicas, saneamento de dívidas e preparação para a execução do pacote de obras atualmente em execução. “Foram dois anos dedicados ao planejamento e ao saneamento do passivo de anos que inviabilizaram as gestões que me antecederam” afirmou.

“Graças a Deus e à competência da minha equipe, tiramos Itabuna do atraso, elevamos a capacidade de pagamento a B e tivemos condições adequadas de buscar financiamento externo com o Banco do Brasil em nível nacional e o Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (FONPLATA), com aval da União”, acrescentou. Ele aproveitou o encontro para expressar sua gratidão aos senadores Jaques Wagner, Angelo Coronel, Otto Alencar e Rodrigo Pacheco pela Resolução aprovada no Senado Federal.

A titular da SIURB, Sônia Fontes, declarou que o Programa Acelera Itabuna (PAI) – o futuro começa aqui é o maior programa de urbanização da história da cidade, com investimento de R$ 115 milhões. Ela informou aos moradores do Jardim Jaçanã que ao todo serão pavimentadas em concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ) as ruas José Antonio Cordier Lima, F, E, N, G, L e Silvio Santos Brito e o eixo 01 (Rua D).

Nesta quinta-feira, dia 14, operários de campo e técnicos da construtora  Buloke Construção e Serviços iniciaram o patrolamento e nivelamento de ruas para as obras e serviços que vão transformar a realidade do bairro. No final de semana, a Empresa Municipal de Águas e Saneamento (EMASA) iniciam a implantação de redes de esgotamento sanitário e revisão de ramais de rede de abastecimento de água.

Legenda: Prefeito Augusto Castro exibe ordem de serviço para obras de urbanização do Jardim Jaçanã. Foto: Thiago Barbarruíva.

Legenda: Mapa das obras e serviços de urbanização do Jardim Jaçanã. Ilustração SIURB