Terminou por volta de 1h30 da madrugada desta quinta-feira (10), no Tribunal de Júri da comarca de Eunápolis, o julgamento dos acusados do assassinato do vereador Gilberto Rodrigues Esteves, 42 anos, morto com um disparo na cabeça em junho de 1995, durante um tiroteio em uma festa no centro da cidade de Itapebi.No julgamento, que durou quase três dias, o conselho de sentença condenou a 14 anos de prisão, em regime inicialmente fechado, o ex-prefeito de Itapebi, Esmeraldo Costa e o policial militar Aristides Neri. Também julgado pelo mesmo crime, o PM aposentado Dari Marinho foi absolvido das acusações.Gilberto era o então presidente da Câmara de Itapebi e os dois policiais trabalhavam na segurança de Esmeraldo. O crime, conforme a acusação, pode ter sido político. Os réus negam.

O advogado João Neto entrou com recurso pedindo que os condenados respondam em liberdade. A solicitação foi acatada pelo juiz, que deu prazo de oito dias para que o recurso fosse feito.

O júri – um dos mais longos de Eunápolis, foi presidido pelo juiz Otaviano Andrade, tendo na acusação o promotor de justiça Dinalmari Mendonça e na defesa os advogados João Neto e Antônio Pitanga.