Um dos principais objetivos do governo municipal, por iniciativa do prefeito Mário Alexandre, é transformar Ilhéus em uma cidade do futuro, cada vez mais conectada. Com esse intuito, a Prefeitura, o Sebrae e o EcoInovaSul promovem até o próximo sábado (28) a Semana de Inovação considerado o maior evento de tecnologia do interior da Bahia.

A abertura oficial, ocorrida na noite da última terça-feira (24), contou com as presenças do prefeito Mário Alexandre; da titular da Secretaria de Ciência, Inovação e Tecnologia do Estado da Bahia (SECTI), Mara Souza; do reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Alessandro Fernandes; do diretor do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico em Informática e Eletroeletrônica de Ilhéus (CEPEDI), José Alfredo; imprensa local; representantes da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB); do Sebrae; Senai; IFBA; comunidade acadêmica; entidades comerciais e demais autoridades da região.

semana de inovação

Mário Alexandre destacou que a iniciativa é primordial para alavancar o processo de transformação digital e disseminar a cultura de inovação na região sul da Bahia. “Ilhéus continuará sendo uma das grandes lideranças em termos de inovação. Tudo isso é pensando para o desenvolvimento da nossa região, que possui um grande potencial econômico e social, com geração de emprego, renda e qualidade de vida para o nosso povo”.

semana da inovação

Conforme Lucas Mota, gerente de Inovação do Município, a programação especial será marcada por palestras, minicursos, workshops, seminários, oficinas sobre empreendedorismo, inovação, atividades com metaverso, oportunidades de investimentos, entre outros. O Sebrae apresenta o Cacau Valley iFestival, nos dias 26 e 27 de maio.

Confira a programação completa. Clique aqui

“O prefeito Mário Alexandre é uma liderança regional, porque Ilhéus não pode ser pensada apenas para Ilhéus. A cidade produz e importa conhecimento. Produz e importa tecnologia. São 500 anos de história, de cultura, de belezas naturais, de riquezas, com passagem por ciclos econômicos, mas não tenham dúvida de que a maior riqueza está no seu povo”, frisou Alessandro Fernandes.

semana da inovação

A palestra da noite foi ministrada pela CEO e fundadora do Movimento Black Money, Nina Silva. Na ocasião, a executiva apresentou sua trajetória na carreira em TI e trouxe à reflexão o papel do microempreendedor negro no mercado, por meio da abordagem afroempreendedorismo social e inovação.

De acordo com ela, a diversidade é responsável por transferir ganhos às companhias, visto que, segundo os estudos apresentados, se a empresa tiver diversidade racial, por exemplo, poderá obter 35% a mais de rendimento, o que representa uma cifra na ordem dos R$ 800 milhões anuais.

semana de inovação

O evento também contou com a intervenção cultural do Grupo Afro Dilazenze, que representou a cultura baiana através de versos de afirmação étnica e política da comunidade negra.