O investimento na ordem de R$ 10,5 milhões permitiu a ampliação de uma importante via do município.

O prefeito Mário Alexandre e o governador Rui Costa realizaram uma vistoria final e entregaram na manhã desta quinta-feira (6) a duplicação do primeiro trecho da BA-001, com extensão de 5,4 quilômetros, considerados os dois sentidos. A solenidade contou com a presença do secretário estadual de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, do vice-prefeito Bebeto Galvão, da primeira-dama, Soane Galvão, deputados e demais autoridades. O ato de inauguração foi simbólico, em atendimento às medidas e protocolos de prevenção à Covid-19.

O gestor ilheense frisou que a obra consolida o compromisso do Governo do Estado firmado com a população. Na oportunidade, ele agradeceu o dirigente baiano pelo pacote expressivo de investimentos direcionados ao município. “A duplicação era uma das obras mais esperadas, pois facilitará o deslocamento das pessoas que utilizam diariamente a rodovia. Todo trabalho realizado é o reconhecimento do governador pela história de Ilhéus e da região”.

Rui destacou a importância da recuperação e ampliação do corredor, responsável por diminuir um gargalo no trânsito da cidade. “Essa obra requalifica a zona sul de Ilhéus e não poderia ser diferente, com uma ponte bonita, que é o novo cartão-postal da cidade”. Além da entrega da via, o governador assinou ordem de serviço para a construção de um prédio escolar com 25 salas, no Centro Social Urbano (CSU), com investimentos de R$ 18 milhões.

Visita governador

Por meio da solicitação do prefeito, o dirigente baiano anunciou melhorias para a zona norte, executadas através de estudo técnico para viabilizar a intervenção. “Eu já anuncio aqui a minha determinação para o secretário Marcus Cavalcanti. Nós também vamos requalificar a zona Norte. Isso tudo para devolver a Ilhéus esse prestígio”.

A comitiva realizou vistoria em algumas unidades da Polícia Militar, cujos espaços serão recuperados e modernizados, visando o bem-estar dos servidores da instituição. “A nossa gestão, junto ao Governo do Estado, aposta na educação, na saúde, desde a Atenção Básica até alta complexidade, com construção de hospitais para atender uma região que sempre sofreu. Então, a história que o governador tem feito no sul da Bahia é a história que nenhum governador fez. Nosso sentimento é de gratidão”, acrescentou o chefe do Executivo Municipal.

Visita governador

Duplicação da BA-001 – Coordenado pela Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra), o serviço executado na rodovia contou com obras de pavimentação intermediária, com tratamento duplo na superfície para evitar trincas do pavimento antigo; recapeamento asfáltico; sinalização horizontal e vertical; paisagismo dos taludes, laterais das vias e do canteiro central e plantio de gramas em placas.

No escopo do projeto estão incluídas a construção de oito pontos de ônibus, quatro de cada lado, com baias, rampas de acessibilidade e faixas de pedestres e instalações de defensas metálicas e guard rail para proteção dos veículos.

COMEMORAÇÃO

Em um dia histórico para a cidade de Ilhéus, marcado por entregas de obras, o prefeito Mário Alexandre comemorou o anúncio do governador Rui Costa sobre a solicitada requalificação da zona Norte da cidade, realizado durante visita das comitiva baiana, nesta quinta-feira, 6.

“Sempre fiz questão de convidar e receber o governador Rui Costa aqui na nossa amada cidade de Ilhéus. Temos conversado muito sobre a necessidade do desenvolvimento ir além da zona Sul e chegar com força na zona Norte. E, hoje, os pedidos foram confirmados com esta grande e positiva notícia que o governador nos trouxe, motivo de orgulho para nós ilheenses”, disse o prefeito Mário Alexandre.

Ao recordar a requalificação da zona Sul, que recebeu a nova ponte, viários, a nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e a duplicação da BA-001, o governador Rui Costa foi conhecer em loco a realidade da zona norte. “Precisa de uma requalificação. Anuncio aqui a minha determinação para o secretário de Infraestrutura Marcus Cavalcanti, que nós vamos requalificar também a zona norte”, declarou o chefe do executivo do Estado da Bahia.

No lado norte de Ilhéus, as autoridades visitaram o Comando de Policiamento da Região Sul (CPRS), a 70ª Companhia Independente de Polícia Militar e o 2º Batalhão da Polícia Militar. Rui Costa afirmou que os espaços da PM vão receber melhorias. No 2º Batalhão, foi garantida a instalação de campo society com grama sintética, pista de cooper, cobertura da quadra e um auditório para treinamento da unidade.  “Tive a grata surpresa de saber que o Batalhão em Ilhéus é o primeiro da Bahia, edificado no ano de 1800”, disse o governador.