Dezenas de pessoas se reuniram na manhã deste domingo (10) para uma ação de limpeza na Baia do Pontal, local onde ficava situado o antigo Porto de Ilhéus. O ato faz parte de um projeto idealizado pelo Satélite Clube de Remo, que visa à restruturação do esporte náutico em Ilhéus e, consequentemente, à revitalização da baía do pontal.

A iniciativa contou com o apoio da Prefeitura Municipal, Câmara Municipal, Grupo Amigos da Praia (GAP), Faculdade Madre Thais, Instituto Nossa Ilhéus, Lions Clube Ilhéus Norte, entre outros parceiros. Também estiveram presentes o vice-prefeito, José Nazal, vereador Jerbson Moraes, superintendente municipal de Meio Ambiente, Joélia Sampaio e o secretário de Governo, Mauro Ferreira.

O prefeito Mário Alexandre participou da mobilização e realçou a importância de ações como estas, que promovem a conscientização ambiental. Na oportunidade, comentou sobre o valor da revitalização do clube e da transformação da Baía do Pontal em um ambiente atrativo para o esporte e turismo em Ilhéus.

“Fiz questão de vir, pois acredito que a união faz a força. Temos dificuldades, mas sei que agindo assim, aos poucos venceremos, e conseguiremos devolver ao nosso município a prática de um esporte tão bonito e saudável como o remo”, enfatizou o prefeito.

Segundo o presidente do GAP, Vinícius Alcântara, foram retirados da Baía do Pontal aproximadamente cinco toneladas de lixo. “Uma grande quantidade de plásticos, pedações de isopor além de garrafas pet, roupas, pneus e sandálias; até colchão foi retirado do local, chegando a encher uma caçamba de lixo”, disse.