Carente de museus e espaços dedicados à arte, cultura, música e atividades de educação e entretenimento para crianças e adolescentes, Itabuna vai ganhar um centro multicultural que está em vias de implantação na Rua C, Jardim dos Eucaliptos, no Bairro Conceição. O imóvel que durante mais de 30 anos serviu de residência para o falecido pastor Hélio Lourenço, titular da Igreja Batista Teosópolis passa por reformas com este objetivo.
A implantação do centro e o termo de cooperação técnica entre a Prefeitura, Igreja Batistas Teosópolis e Associação de Beneficência e Cultura Teosópolis (ABCT) foram tema de um encontro na tarde desta terça-feira, dia 4. O pastor Geraldo Meirelles, o professor Aurélio Macedo, presidente da ABCT, e as professoras do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas da Uesc, Janete Ruiz de Macedo e  Josanne Morais apresentaram o projeto aos representantes do  município.
Os secretários municipais de Educação, Janaína Araújo, e de Governo, Josué Brandão Júnior, e o arquiteto José Thiago Silva Santos visitaram as instalações do imóvel onde serão desenvolvidas atividades culturais e de educação através de projetos educacionais, exposições permanentes e temporárias e da Escola de Música de Itabuna (Emusita). Pelo projeto, alunos da Rede Municipal de Educação visitarão o centro multicultural para conhecer os mais variados temas em exposição.
“Vamos proporcionar aos nossos alunos conhecer um pouco da história do município sob viés religioso e cultural para proporcionar o desenvolvimento deles e da cidade. A Congregação Batista comemora 102 anos em Itabuna, é uma organização tradicional através da 1ª Igreja Batista. A Igreja Teosópolis é a segunda igreja, com um legado histórico e cultural importante”, afirmou a secretária da Educação, Janaína Araújo.
Para o pastor Geraldo Meirelles se está oferecendo à Itabuna e região um lugar onde a história pode ser contada. “Contamos com parceiros importantes como a Uesc, que tem disponibilizado professores de história para o projeto, tocado há muitos anos pela Igreja Batista Teosópolis. Agora, se amplia para novo imóvel com a chegada da Secretaria Municipal de Educação e da FICC que trarão alunos do ensino médio. O local será centro turístico com exposições permanentes e temporárias”, concluiu.