A Prefeitura de Ilhéus apoia o maior evento de chocolate do Brasil, que começa hoje (20) no Centro de Convenções local e vai até domingo (23). De acordo com o prefeito Mário Alexandre, o Festival Internacional do Chocolate e Cacau já se tornou uma importante marca de Ilhéus e da Bahia e, ao chegar à sua nona edição, com estimativa de 60 mil visitantes, dá a verdadeira dimensão da força do projeto de verticalização do cacau, através da produção de chocolates de origem.

A Secretaria Municipal e Turismo e Esporte (Setur) manterá aberto ao público um estande destinado à divulgação das potencialidades turísticas de Ilhéus, com distribuição de folheto promocional, exibição de vídeos e informações gerais sobre a cidade. O secretário Roberto Lobão, disse que Ilhéus vive um momento bom no cenário turístico e que os eventos na cidade dão estímulo à geração de emprego e renda, mexendo com a cadeia produtiva local. “Estamos consolidando a cidade com o cenário nacional de eventos. Recentemente uma empresa de aviação requisitou nosso material para divulgar nossa potencialidade nas suas publicações. No mês passado, a Folha de São Paulo publicou um recorte das nossas mídias digitais”, comemorou.

Eleita por especialistas como um dos melhores destinos de lazer, negócio, gastronomia e entretenimento no Brasil, Ilhéus é uma das cidades mais importantes no cenário do turismo baiano. O município possui uma rede hoteleira com aproximadamente nove mil leitos, que vão desde empreendimentos de luxo a simples albergues. No mês passado, a excelente quantidade de visitantes refletiu na média de ocupação dos hotéis e pousadas, que registraram índice médio de 80 por cento de ocupação, segundo dados da Secretaria Municipal de Turismo e Esporte (Setur) e empresários do setor hoteleiro. Estima-se, com o festival, manter a média deste índice, durante o final de semana.

Além da Feira de Chocolates de Origem, com exposição de marcas produzidas em Ilhéus e na região, o 9º Festival Internacional do Chocolate e Cacau sedia o V Fórum Brasileiro do Cacau e Chocolate, com painéis sobre cacauicultura, a forma sustentável da produção nacional e os avanços tecnológicos do setor. O Chocoday é outro importante evento na programação. Terá painéis com palestrantes nacionais e internacionais, discutindo as tendências no mundo do chocolate. O Espaço Cultural do Cacau apresentará artistas e grupos culturais da região.

No Pavilhão da Economia Criativa, estarão microempreendedores locais, atendidos pela Sala do Empreendedor da Prefeitura, expondo a sua produção. Esculturas de chocolates feitas ao vivo poderão ser vistas no setor Ateliê do Chocolate. Também haverá Cozinha Show para adultos e crianças, além da apresentação de bolos artísticos e visita a fazendas de cacau, onde as pessoas passarão por uma experiência única conhecendo todo o processo de produção do cacau. Uma corrida, na avenida Soares Lopes, também compõe a diversificada programação.

O Festival Internacional do Chocolate e Cacau é uma realização da MVU, com co-realização do Ilhéus Convention Bureau e Atil, com apoio do Governo da Bahia e da Prefeitura de Ilhéus, dentre outras organizações e empresas nacionais.