A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), vacinou 18.436 idosos na primeira fase da campanha contra a influenza, o que representa 95,3% de pessoas incluídas nesse grupo prioritário, segundo informações do setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). O número de trabalhadores da saúde vacinados foi de 2.971, correspondente a um percentual de 98,7%.

Walkíria Freitas, chefe do setor, explica que a imunização de gestantes e puérperas (mulheres que estão no período pós-parto) começou nesta segunda-feira (27). A cobertura vacinal leva em consideração o cenário epidemiológico atual e a disponibilidade de doses para atender o referido público.

A vacina Influenza Trivalente não previne contra o coronavírus, porém as pessoas estarão protegidas contra os vírus H1N1, H3N2 e influenza sazonal. A Sesau informa que dará continuidade à vacinação para idosos e profissionais não atendidos no período da primeira fase.

O objetivo da segunda fase da campanha, iniciada em 16 de abril, é imunizar profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos cumprindo medidas socioeducativas, caminhoneiros, portuários e trabalhadores do transporte coletivo.