Visando facilitar o acesso da comunidade ao Centro de Referência da Assistência Social (Cras), a Prefeitura de Ilhéus ampliou o atendimento dos núcleos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), com a reabertura dos Centros Integrados de Inclusão Social (Cenis) do Iguape, Malhado, Residencial Sol e Mar e do Salobrinho. Os centros funcionam às terças, quartas e quintas-feiras, das 9h às 14h. O serviço é vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS).

O prefeito Mário Alexandre destaca que o SCFV facilita o acesso da comunidade aos serviços sociais ofertados pelo Município. “O objetivo é garantir que os programas atendam de maneira efetiva as pessoas em situação de vulnerabilidade social. Alguns assistidos moram em localidades mais distantes da zona urbana e não conseguem se dirigir ao Cras. Com a ampliação do atendimento, os núcleos darão suporte à demanda existente”.

Devido à pandemia do novo coronavírus, as atividades em grupo estão suspensas. Contudo, a SDS informa que as orientações referentes ao Auxílio Emergencial do Governo Federal, CadÚnico, segunda via de Certidão de Nascimento e atendimento técnico em casos indispensáveis continuam mantidas.

O SCFV integra a rede de Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), ofertado de forma complementar ao trabalho social prestado pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e pelo Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI).