Desde o início da pandemia a Prefeitura de Ilhéus realiza diariamente ações ostensivas de fiscalização em estabelecimentos comerciais, praias e demais espaços públicos, com o intuito de coibir aglomerações e verificar o cumprimento das medidas restritivas de combate ao novo coronavírus (Covid-19). Realizado de forma integrada, o trabalho noturno inicia às 19h e segue até às 2h da manhã, horário limite determinado pelo decreto municipal para o funcionamento dos estabelecimentos.

As equipes são compostas por fiscais de posturas, com apoio de efetivo da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (CIPPA), que realizam um trabalho de orientação e conscientização, contudo, em caso de descumprimento às normas, os agentes notificam, multam e fecham os pontos comercias.

O prefeito Mário Alexandre destaca que é necessária a colaboração da população para reduzir a taxa de contaminação da doença na cidade.

Fiscalização

“Precisamos do apoio de todos para combater esse terrível vírus. A maioria das reclamações é justamente por conta de aglomerações, funcionamento fora do horário permitido e falta de uso de máscaras de proteção. Realizamos um intenso trabalho de orientação, mas a conscientização deve partir de cada um. A pandemia não acabou”.

O gestor acrescenta que se após a notificação e aplicação de multa o estabelecimento não cumprir as medidas previstas no decreto, serão tomadas providências mais severas, como interdição e fechamento das portas.

“Montamos um plano de retomada da atividade econômica de forma responsável e organizada, mas o controle da doença não depende apenas do trabalho realizado pela Prefeitura. É importante lembrar que essa luta é conjunta. Não venceremos esse vírus sem o apoio da população”.

Fiscalização

Conforme o setor de Fiscalização de Posturas, no último final de semana os agentes notificaram e multaram nove estabelecimentos, entre bares e restaurantes, por desrespeitarem o regramento para combater o avanço da Covid-19.

Os locais precisam seguir protocolos de segurança sanitária, com disponibilização de álcool em gel, distanciamento entre mesas, uso obrigatório de máscaras pelos clientes e funcionários, além de coibir qualquer forma de aglomeração, no interior ou na parte externa do estabelecimento.

Fiscalização

A Prefeitura informa que as medidas compõem o plano de reabertura do comércio e os órgãos continuarão fiscalizando os espaços para garantir o cumprimento do dispositivo legal. Os munícipes podem ainda realizar denúncias através dos telefones: (73) 99982-9490/ (73) 99909-2265 ou (73) 99981-1706, das 8h às 18h. O serviço também funciona das 18h às 23h, nos números (73) 99913-1356 ou (73) 99857-8690.