Em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos (Secsurb), realizou no último sábado (5) um mutirão de limpeza em diversos pontos da cidade para recolher materiais sem serventia despejados pela população nas vias e espaços públicos. Uma das áreas atendidas nesta etapa foi a Rua E, lateral do Centro de Atenção Integral à Criança (CAIC) Darcy Ribeiro, no bairro Hernani Sá. Na localidade foram recolhidas 219,7 toneladas de resíduos, sendo a retirada desse montante o equivalente a 33 caçambas basculantes ou 80 caçambas de entulho.

De acordo com a pasta, o descarte irregular de lixo e resíduos acarreta a proliferação de agentes causadores de doenças como a dengue. “Pedimos o apoio e a colaboração da população para manter a cidade limpa, evitando o descarte inapropriado de entulhos em terrenos, calçadas e vias. O lixo doméstico é recolhido em todos os bairros, conforme os dias e horários da coleta, informados aos moradores de cada localidade”, explicou João Aquino, titular da Secsurb.

Mutirão de limpeza

Além da manutenção e limpeza, o serviço realizado pela Prefeitura visa combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, febre amarela e chikungunya. O trabalho dos agentes comunitários é orientar a comunidade sobre os cuidados para evitar o acúmulo de água parada em recipientes e objetos. Contudo, a população precisa se conscientizar sobre os impactos do lixo e de resíduos sólidos, que quando não recebem o destino ambientalmente correto podem gerar uma série de transtornos, como entupimento de bueiros e alagamento de ruas.

A Secsurb informa que o mutirão de limpeza continua nesta semana, atendendo outros logradouros do município.