Devido às fortes chuvas que atingiram Ilhéus recentemente, a Prefeitura intensificou a limpeza para retirada de baronesas que se acumularam na faixa de areia. Conforme a Secretaria de Serviços Urbanos (Secsurb), a ação está sendo realizada desde o final de novembro, uma vez que a vegetação tem chegado em grande quantidade ao litoral do município.

O trabalho é desenvolvido com duas frentes. Na Zona Sul, extensão da Praia dos Milionários até Olivença. Na Zona Norte, das praias do São Domingos, São Miguel, passando pelo Mar e Sol até o Joia do Atlântico. O recolhimento das plantas é realizado de acordo com a tábua de maré, sempre no período matutino e início da tarde.

A expectativa é que o serviço seja concluído o mais breve possível, a fim de que as praias estejam em boas condições para banho e para receber os turistas, principalmente durante a alta temporada.

limpeza das praias; baronesas“As nossas equipes estão realizando diariamente a limpeza nas praias para retirar de imediato as baronesas e evitar um acúmulo maior. Esse trabalho não é fácil, porque o volume é grande, mas com muito esforço e dedicação vamos vencer essa luta”, disse o prefeito Mário Alexandre.

Nesta quarta-feira (28), as equipes concluíram a limpeza da Praia da Ponta da Tulha. “Agradeço de coração ao prefeito Mário por ter nos atendido de forma imediata, garantindo a limpeza total da nossa praia”, comentou Jonilson Souza, morador da localidade. A Secsurb destaca que o serviço é contínuo, sendo feito antes do apodrecimento ou enraizamento da vegetação.

A previsão é que o mutirão de limpeza da Praia da Avenida ocorra na próxima sexta-feira (30). Além da orla, os serviços se estendem para os bairros, com coleta regular de lixo, varrição, retirada de entulhos, roçagem, raspagem, pintura de meios-fios, poda de árvore e reparos na iluminação pública.