A Prefeitura de Itabuna, por meio da Rede Frio do Departamento de Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, realiza a partir desta terça, dia 30, até quinta-feira, dia 1º, uma capacitação para atualização dos 60 profissionais de Enfermagem que atuam na área de imunização no município. O curso vai acontecer na sala 405 da Faculdade UNEX, das 8 às 17 horas.

A capacitação, com carga horária de 30 horas, tem como principal objetivo melhorar a qualidade no procedimento de trabalho em sala de vacinação, esclarecer as mudanças e a introdução da nova vacina no Calendário de Imunização e ressaltar a importância de vacina contra o Covid-19.

De acordo com a Coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, enfermeira Camila Silva Brito, entre as principais mudanças estão as vacinas contra a dengue em crianças e adolescentes e a obrigatoriedade da vacinação contra o Covid-19 para crianças menores de cinco anos.

Segundo, ela outro ponto de abordagem do treinamento serão as metodologias adotadas nos procedimentos que atribuam maiores responsabilidades aos enfermeiros na sala de imunização.

“O treinamento é uma forma de educação permanente, maneira do profissional de saúde revisitar seu processo de trabalho e aperfeiçoar seu conhecimento, além de aprimorar o atendimento aos usuários das unidades de saúde, priorizando a qualidade e a satisfação da população”, afirmou.

O treinamento será dividido entre aulas teóricas e práticas e BGC e será ministrado pelos instrutores Camila Silva Brito, coordenadora da Rede Frios, Jéssica Braga, José Vitor Evangelista e Vanessa Lemos, do Grupo Técnico de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde.