A Prefeitura de Ilhéus deu um grande passo na na luta em defesa e valorização da mulher, com a inauguração da sede da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM). O município tem se destacado na região pela criação de uma secretaria ativa e devidamente instalada, dedicada exclusivamente ao atendimento e acolhimento do público feminino.

O evento de inauguração aconteceu na última sexta-feira (17), na sede da SPM, localizada no bairro Cidade Nova e reuniu autoridades do Executivo e Legislativo, forças de Segurança Pública, lideranças religiosas e sociedade civil.

Inauguração Secretaria da Mulher

Na ocasião, todos exaltaram a iniciativa, destacando a importância da presença de uma pasta voltada para as mulheres, tanto quando falamos em segurança e defesa da vida, como quando consideramos um espaço de desenvolvimento de políticas positivas voltadas ao empoderamento feminino, valorização e ocupação de espaços.

“Um legado histórico para a cidade de Ilhéus. Estamos criando um aparelho público, a Secretaria de Políticas para as Mulheres, e eu fico muito feliz, pois aqui vamos salvar vidas. Vamos amparar, acolher, levantar a autoestima e valorizar cada mulher. Nós vamos buscar parcerias com o Governo da Bahia e com o Governo Federal para implantarmos mais projetos de apoio às mulheres ilheenses”, disse o prefeito Mário Alexandre.

Secretaria das Mulheres

A deputada estadual Soane Galvão, atual presidenta da Comissão dos Direitos da Mulher na Assembleia Legislativa da Bahia, ressaltou que este “é um momento de muita emoção, muita alegria, pois pela primeira vez Ilhéus tem uma Secretaria de Políticas para as Mulheres, com a função de amparar, acolher e agraciar todas as mulheres vítimas das diversas formas de violências, em toda a Bahia e, principalmente, no município. Nós estamos fortalecendo a rede de apoio e eu só quero agradecer a cada pessoa que fez e faz parte dessa luta”.

Em seu pronunciamento, Carla Serafim, titular da pasta, homenageou as pessoas que estiveram envolvidas no processo de construção do projeto. Para ela, “a alegria de inaugurar a Secretaria é a alegria de saber que as mulheres terão um espaço próprio de acolhimento e carinho. Este é um verdadeiro marco para Ilhéus”, declarou.

Secretaria das Mulheres

Em meio a tanta emoção, a vereadora Enilda Mendonça anunciou que destinará parte de sua verba de ‘Emenda Impositiva’, no valor de R$ 100 mil, para a nova secretaria. A proposta ainda terá que passar pelo plenário da Câmara de Vereadores para ser aprovada.

A Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres será um espaço plural e um dos aparelhos voltados para a proteção e valorização da mulher. No local também funcionará o Centro de Apoio à Mulher (CRAM), que garante acolhimento, cuidado e escuta da mulher vítima de violência. Além disso, a SPM também será responsável por abrigar a Ronda Maria da Penha (RMP).

A rede de apoio ainda conta com a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) e a Defensoria Pública, que desempenham um papel estratégico na promoção da igualdade de gênero e na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

Funcionamento

A Secretaria de Políticas para as Mulheres funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A sede está localizada na Rua Lauro Farani de Freitas, 125 – bairro Cidade Nova.

por Sucom