O evento marcou fechou com chave de ouro a Semana de Inovação de Ilhéus Na manhã da última terça-feira (5), aconteceu no Jardim Atlântico Beach Resort, a cerimônia de premiação do “Gastrô Week”, festival gastronômico que reuniu os principais restaurantes de Ilhéus, e do “Vitrine Criativa”, concurso que incentiva a criatividade e a inovação, dos estabelecimentos comerciais participantes.

O evento marcou o encerramento do Cacau Valley iFestival, que integrou a Semana de Inovação e apresentou uma programação voltada para novos empreendedores, por meio de palestras inspiradoras com especialistas renomados no cenário nacional, discussões e apresentações das últimas tendências que moldam o futuro dos negócios e painéis interativos, fomentando os debates.

gastrô week; cacau valley; sde; inovação; sebrae

A premiação do Gastrô Week foi dividida em três categorias, sendo o Ristorante Maróstica, o vencedor do prêmio de melhor sabor, o Bataclan, levou o prêmio inovação, e o Restaurante Praia da Bica, foi o vencedor do prêmio de melhor experiência.  Já o Vitrine Criativa premiou a loja Maria Pimenta, com o prêmio principal, seguido da Zun Decor, com o Prêmio Sol, e a Viva Calçados, com o Prêmio Atlântico. O proprietário da Maria Pimenta, Jorgeney Argolo, agradeceu a oportunidade e destacou a importância de ações como essa, para motivar e movimentar o comércio local.

“Uma atividade como essa que envolve a Prefeitura, a CDL, o SEBRAE, só engrandece o comércio de Ilhéus. É uma ação multiplicadora”. Representando o Ristorante Maróstica, a proprietária e chef de cozinha, Alessandra Marino, ressaltou que o prêmio é a consolidação de um trabalho iniciado há 25 anos. “Esta premiação é uma forma de mostrar o nosso trabalho e como somos fortes. Esse evento engrandece e fortalece o nosso comércio, principalmente a gastronomia de Ilhéus, que só tem crescido nesses últimos anos”.

gastrô week; cacau valley; sde; inovação; sebrae

O Ristorante Maróstica venceu o “Gastro Week” com o menu completo “Sabores”, com entrada, prato principal e sobremesa. Sobre o menu, a chef explicou, “foi inspirado e construído a partir de ingredientes locais. A ideia foi dar oportunidade para que as pessoas pudessem experimentar, saborear e se transportar para as nossas raízes, já que estamos em contato com uma diversidade de sabores riquíssima”.

Quem também prestigiou o evento de premiação foi o secretário Marcos Flávio Rhem, titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SDE), que fez um balanço da Semana de Inovação e agradeceu a todos os envolvidos. “O evento certamente foi o maior do Norte e Nordeste, movimentou a economia local, propiciou negócios e consolidou Ilhéus como uma cidade sustentável e que tem um olhar para o futuro”, destacou.

gastrô week; cacau valley; sde; inovação; sebrae

Já Claudiana Figueiredo, coordenadora regional do Sebrae, frisou que a cidade está despontando como referência em inovação e tecnologia. “Estamos vivendo um movimento, unindo pessoas estratégicas e trazendo Ilhéus para a cena de inovação. Este evento vem para consolidar isso”. O presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Anselmo Clement, lembrou a importância da união para fortalecer cada vez mais o comércio e a economia de Ilhéus.

O “Gastrô Week” e o “Vitrine Criativa” marcaram o encerramento das atividades do Cacau Valley iFestival e da Semana de Inovação de Ilhéus, com a promessa de novidades para a próxima edição, em 2024.

gastrô week; cacau valley; sde; inovação; sebrae

por Sucom