O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, quer se encontrar com o mandatário brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, durante a cúpula do G7, que teve início nesta sexta-feira (19) e segue até domingo (21). A informação é do correspondente da TV CNN em Londres, Américo Martins.

Zelensky confirmou que participará da cúpula, que acontece na cidade japonesa de Hiroshima, neste domingo (21), último dia do encontro. A diplomacia ucraniana entrou em contato com o Ministério das Relações Exteriores do Brasil para solicitar um encontro bilateral com Lula.

O Itamaraty respondeu que está “de portas abertas” para o pedido.

Apesar da resposta, Lula não deve mudar de posição sobre o conflito entre Ucrânia e Russa, de acordo com Martins. O Brasil já condenou a invasão russa e defendeu a integridade do território ucraniano, mas reforça a necessidade de diálogo.

Martins aponta que Zelensky já se encontrou, nos últimos dias, com os principais líderes do G7, como o premiê do Reino Unido, Rishi Sunak, e da Alemanha, Olaf Sholz, e que não haveria necessidade de apenas se encontrar com essas lideranças em Hiroshima.

O presidente ucraniano tem em mente obter mais visibilidade para a causa ucraniana na mídia internacional, além de se encontrar com os chefes de governo de países emergentes que foram convidados ao evento, como Lula e o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi.