O Projeto Cinema Verde começa seu roteiro no Colégio Estadual Paulo Américo de Oliveira, no Malhado. Com 15 alunos inscritos, as oficinas ministradas pelas instrutoras do grupo “A Vênus Moderna” já vão para o terceiro encontro, de um total de sete. O objetivo é incentivar nos jovens o desenvolvimento de um olhar crítico e o interesse por aspectos culturais e ambientais de Ilhéus. As oficinas acontecem semanalmente. As atividades são realizadas dentro da sala de aula, com conteúdo teórico, e também com aula-campo, nas quais os alunos podem explorar a parte prática do que foi aprendido.

“Fiquei muito feliz de ter meus filhos escolhidos esse ano para participar desse projeto. Acho importante que os nossos alunos tenham a vivência das temáticas voltadas para educação ambiental, além de toda parte da produção de vídeo que traz interesses deles”, comentou Camille Rafaela Bomfim, coordenadora pedagógica da Escola Paulo Américo.

O Projeto Cinema Verde faz parte do Plano de Controle Ambiental (PCA) da CODEBA, implementado no Porto de Ilhéus com apoio da ECOSSIS. Os participantes conhecem um pouco sobre a História do Cinema, sua evolução técnica e o processo de criação, sempre relacionando com a educação ambiental e enfatizando a importância para a sociedade. Durante os encontros, os jovens são estimulados a produzir curtas-metragens sobre as temáticas discutidas e, ao final do projeto, será organizada uma sessão para apresentação e premiação dos melhores vídeos.

Rayane Silva, aluna do Projeto Cinema Verde, falou sobre a importância de participar das atividades: “Para mim é de muita importância participar de um projeto tão grande como esse. A gente está estudando sobre filmagem e foto. Poder tirar uma foto e ver a perspectiva sobre o meio ambiente em volta da escola que vivemos, é muito importante para conscientização dos alunos.”