Durante o debate realizado na Faculdade de Ilhéus, na quarta-feira (28), que reuniu os candidatos a prefeito, Cacá (11) lamentou o estado de abandono em que se encontra a população dos distritos, e garantiu, se eleito, resgatar o projeto Gigasul, em parceria com a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), para levar o sinal de internet às comunidades rurais.
O candidato Progressista criticou a situação precária das estradas vicinais de Ilhéus, que só recebem melhoramentos às vésperas de eleição e da festa de padroeiro. Nosso Cacá reprovou também o serviço caótico de transporte público no município, que na sua visão, tem prejudicado a comercialização dos pequenos produtores rurais.
Para Cacá, o sinal de internet nas comunidades rurais vai promover mais integração e desenvolvimento para o setor agrícola. O resgate do projeto Gigasul, inclusive, já foi discutido com o reitor da UESC, Alessandro Fernandes Santana, além de outras possibilidades de desenvolvimento na área de inovação tecnológica no município.
O Projeto Rede Sul-Baiana de Comunicação em alta velocidade para Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação (Gigasul) tem como objetivo a implantação de uma rede rápida para o tráfego de dados entre as instituições de ensino e pesquisa e as prefeituras de Ilhéus, Itabuna e Uruçuca, além das empresas do Polo de Informática.
Parceria – Em associação à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia (SECTI), o projeto Gigasul será desenvolvido no âmbito do Parque Tecnológico do Sul da Bahia, sediado na UESC. Segundo Nosso Cacá, esse projeto é fundamental para o desenvolvimento do ecossistema de inovação em Ilhéus e no Sul da Bahia.
A proposta do candidato da coligação “O Futuro é Agora” (PP. PT. PC do B. DC e Rede) é expandir também o sinal de internet para as praças, morros e áreas periféricas da cidade. “Hoje podemos tirar do papel sonhos mais audaciosos, ambiciosos para construir uma cidade mais justa e humana, e isso passa é claro pelas comunidades rurais”, salienta Cacá.