A Prefeitura do Ilhéus, através da secretaria municipal de Indústria e Comércio (Sedic), promoveu, na manhã de hoje, 25, na sede da Igreja Batista Lindinópolis, a solenidade de encerramento do Projeto Inova Jovem. Dos 20 jovens inscritos, o projeto garantiu qualificação para 12, que, agora, possuem conhecimento e ferramentas necessárias para montarem seu próprio negócio. O Inova Jovem é uma parceria entre o Governo Federal e a administração municipal que visa criar oportunidades de inclusão social e de autonomia para os jovens de forma empreendedora.

Presente na solenidade, o instrutor do Programa Inova Jovem, Luiz Henrique de Souza, integrante da Secretaria Nacional da Juventude (SNJ), ressaltou o desenvolvimento da turma. “A turma de Ilhéus é fantástica. Ideias de negócios que realmente me surpreenderam e com muita maturidade diferenciada. Espero que ao longo dessa incubação, consigam elevar seus negócios a outros patamares, aumentando o faturamento. Aos que ainda não lançaram seu negócio, faço votos que realmente tragam a vida por meio desta oportunidade”, declarou.

Oportunidade para Reginaldo Silva de Oliveira, que se tornou um empreendedor no ramo alimentício com a fabricação de cocadas, depois que participou do programa. Sua marca é a “Mister Coco”. “Espero daqui para frente tornar mais vivo esse sonho. O curso foi muito bom e proveitoso. Tudo isso é só o início e vou colocar em prática tudo o que aprendi durante o curso para colher os frutos”, opinou. Já Tainã Lopes sonhou em ter um estúdio de beleza. Ao elogiar o curso, a jovem empreendedora ressalta que “foi uma oportunidade de abrir os horizontes e ver como eu posso crescer na vida profissional sendo uma empreendedora. Espero que depois deste curso eu consiga abrir meu próprio negócio e ter a estabilidade que tanto aguardo”, disse.

Segundo o agente de Desenvolvimento da Sala do Empreendedor, Filipe Yamamoto, o curso é totalmente gratuito e os alunos receberam 10 módulos e 90 dias de acompanhamento pela Agência Besouro. “Este é um projeto de incentivo ao empreendedorismo e à inovação em comunidades pobres e periferias de várias regiões do país. A oportunidade surge a partir de uma pesquisa elaborada pela SJN, o Fórum Brasileiro de Segurança Pública e a UNESCO, que serviu para medir em quais cidades os jovens sofrem com problemas de violência, dificuldades de se manter na escola, de entrar no mercado de trabalho e desigualdade racial e de gênero”, destaca Yamamoto.