Descobrir o próprio propósito, ou seja, saber onde se quer chegar, não é fácil, mas é uma atitude, cada vez mais, necessária nos dias de hoje. Afinal, satisfação e sentido na vida profissional e pessoal são fundamentais. E o caminho para ambos, passa pelo propósito, pela busca por aquilo que realmente motiva, que traz sentido individual e satisfação.

Karin Parodi, CEO da Career Center, empresa que presta assessoria em outplacement (recolocação) para executivos, divulgou um artigo na Harvard Business Review apontando que ao longo da sua carreira preparando executivos, 90% dos profissionais de alto escalão abandonaram ótimos cargos e salários por falta de conexão com a cultura da empresa.

Um dos fatores que contribuem para isso é a falta de alinhamento entre realidade e expectativa e ainda a ausência de um propósito claro. Imagine uma situação em que pessoas e a empresa onde atuam tenham planos diferentes. A consequência, sem dúvida, será negativa. E, é isso que ocorre quando os propósitos são distintos e expectativa e realidade resultam em divergência.

Por isso, é fundamental que corporações tenham estratégias e projetos bem definidos e, que todos os envolvidos no processo estejam cientes. Especialmente, porque uma empresa é formada de pessoas com características próprias e diversas, com metas e objetivos particulares. Hoje, por exemplo, a presença de quatro gerações: baby boomer, X, Y e Z, atuando em conjunto, cada uma com suas particularidades e características do seu tempo, e com seus propósitos e expectativas, torna a necessidade de direcionamento das empresas ainda mais importante.

Segundo estudo apresentado pelo Journal of Vocation Behaviour, publicação especializada em desenvolvimento de carreira, chefias inaptas dificultam e, às vezes, impedem que profissionais encontrem um propósito no ambiente profissional. Esse dado revela a importância de um trabalho específico para que líderes desenvolvam pessoas, em prol de um ambiente propício à produtividade.

Um exemplo de que é possível conciliar profissionais diversos em prol de algo maior e com o apoio dos líderes é o trabalho feito pela Oxfam, confederação internacional que busca soluções para a pobreza, desigualdades e injustiças. A entidade, que está presente em mais de 100 países, reúne profissionais de diversas nacionalidades, com suas particularidades, e além de trabalharem bem em conjunto, formam líderes e desenvolvem pessoas.

O sucesso da Oxfam pode ser atribuído aos laços criados entre gestores, colaboradores e parceiros. Essa aliança é fruto de treinamentos e alinhamento, a partir dos quais a cultura e o propósito da organização ultrapassam as barreiras entre os envolvidos, em busca de um objetivo comum.

É claro, que não existe uma fórmula para desenvolver um propósito ideal e atingir o sucesso. Mas há reflexões, ações e alinhamentos que podem ajudar pessoas e empresas a trilharem objetivos que levem a resultados positivos para todos. Um ponto de partida, pode ser, por exemplo, investir em autoconhecimento para ter clareza do propósito que impulsiona a própria vida.

E você, já se perguntou o que te motiva?

 

Matheus Vieira Campos, coordenador regional da Câmara

Americana de Comércio de Belo Horizonte (AMCHAM-BH)