Mesmo preocupado com a crise econômica pela qual o país está passando, o prefeito Mário Alexandre em um programa de rádio local, falou que acredita que para modificar esse cenário é necessário que se busque alternativas dentro do próprio Município. “É preciso enfrentar de frente as situações. Quando assumi o governo ilheense sabia o que enfrentaria, e a cada dia vivido, a certeza de continuar trabalhando”, sublinhou.

Prefeito vistoria – “Cheguei de Salvador ontem e fui diretamente para o bairro Nossa Senhora da Vitória acompanhar as obras. Algumas pessoas ainda estranham a presença do prefeito acompanhando os trabalhos, conversando com as equipes, coisa que não se via no passado. Fui eleito pelo povo e é com o povo que quero estar, e lá, vi que havia uma espera de trinta anos”, relatou.

Mário citou que a parceria com o Governo do Estado trouxe avanços nas áreas de Saúde. Assegurou junto ao secretário estadual da pasta que Ilhéus será referência em atendimento à saúde da mulher e da criança, com a chegada, em breve, do Materno-Infantil. “Temos ainda a construção de mais uma UPA24h na zona sul e mais dois postos de saúde, um no Salobrinho e outro na Conquista.

Regulação – As melhorias na Regulação foram apontadas pelo gestor. “Existia uma demanda reprimida. Hoje, o setor registra mais de dois mil e seiscentos atendimentos com marcações de cirurgias, diferente do passado que não passava de seiscentos. Consegui com a SPU um local para transferir a Central. Além de mais espaçoso, diminuiremos os custos com aluguéis”, justificou.

Mário Alexandre falou ainda sobre sua visita à Rede Bahia em Salvador. No encontro, falou sobre os preparativos para receber turistas na próxima temporada de verão. Na sua visão, depois de Salvador, a cidade baiana com a melhor estrutura para receber turistas é Ilhéus. “Temos aeroporto, rodoviária, porto, cerca de nove mil leitos de hotel e ainda resorts de luxo e pousadas”.

Turismo – Na ocasião, detalhou sobre os investimentos em infraestrutura e requalificação de patrimônios históricos, ações que estão sendo realizadas em Ilhéus, e deu como exemplo a reforma do Museu do Palácio Paranaguá e da Biblioteca do Museu da República, limpeza das praias, recuperação avenidas e praças, mirante, além de iluminação pública de LED nas principais localidades.

Sobre o terminal urbano do centro, o prefeito disse que tem tratado do tema com os secretários e afirmou que já levou o assunto para o governador. “Ele pediu que eu tivesse um pouco mais de paciência, mas, ajudaria a resolver. Junto com a Prefeitura será realizado um reordenamento da Avenida Soares Lopes e do Terminal Rodoviário”, disse.

Parceria e investimentos – O prefeito abordou ainda sobre inúmeros investimentos na cidade, em parceria com o governo estadual, a exemplo do Hospital Regional Costa do Cacau, nova ponte, Projeto Orla Sul, implantação da Vila Gastronômica, requalificação asfáltica de ruas e avenidas, iluminação pública, reforma e construção de postos de saúde e escolas.

“O governo está construindo uma nova história e não tem medido esforços para melhorar a qualidade de vida das famílias que vivem nas zonas urbana e rural. São avanços que acontecem com o intuito de atender às necessidades das pessoas que trafegam pelas estradas e também de favorecer o acesso aos ônibus escolares”, comentou o prefeito.

Antes de finalizar a entrevista, Mário considerou que os dois primeiros anos de seu governo foram de reajuste fiscal, ajuste de contas e regularização dos pagamentos dos servidores. “Procuro mostrar como era a Ilhéus de antes, e no que ela está se transformando. Temos ainda mais um ano de muito trabalho e cerca de R$18 milhões em obras para realizar”.