Em Ilhéus, estudantes da rede de ensino foram contemplados com o Projeto Escola Segura, iniciativa adotada pela Guarda Civil Municipal (GCM), apoiado pela Polícia Militar, que reúne ações e medidas preventivas visando o bem-estar e a segurança da comunidade escolar. Na quinta-feira (5), estudantes da Escola Nucleada de Banco Central iniciaram a oficina de violão com instrumentos adquiridos através da parceria firmada com o Ministério Público do Trabalho.

Conforme a coordenação, 26 estudantes do turno diurno participaram voluntariamente da oficina, após a realização das provas escolares. A coordenação explica que o projeto utiliza linguagem artística para contribuir com a formação e com o protagonismo dos agentes, multiplicadores de uma cultura de paz e de não violência no ambiente escolar, além de ser uma das ferramentas para revitalizar a conexão entre comunidade e Poder Público.

A proposta é de que em 2020, as ações sejam expandidas e o projeto se consolide como política pública permanente de redução da violência entre o público estudantil. A iniciativa atende aproximadamente dois mil estudantes, e promove a inserção daqueles que estão em situação de vulnerabilidade. Os mentores destacam que o estabelecimento do compromisso semanal entre guardas municipais e alunos é uma alternativa para a ocupação sadia do tempo livre de crianças e adolescentes em turno oposto ao das aulas.