Dando continuidade à descentralização dos serviços de saúde, a Prefeitura de Ilhéus levou, nesta terça-feira (26), a marcação de exames e consultas de média e alta complexidade da rede de atenção básica para moradores das localidades de São José, Castelo Novo, Banco do Pedro, Itariri e Ribeira das Pedras. O atendimento foi realizado pela Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), na unidade do Programa de Saúde da Família do povoado de São José.

O morador Wesse Ricardo Paulino é um dos usuários que elogia a iniciativa da administração municipal. “Quero agradecer ao prefeito Marão por estar olhando para nossa comunidade, que é carente. Nunca antes tivemos marcação de exames em nosso posto e hoje estou saindo com meu exame marcado, graças a Deus”.

Para a cidadã Lizia de Jesus, a facilidade do acesso à marcação de exames também foi um alívio. ”Era uma dificuldade sair daqui para marcar exame lá em baixo (no centro). Às vezes, a gente ia, gastava passagem e não conseguia marcar, e agora facilitou muito pra gente, nunca teve esse serviço aqui”, comemorou.

O vereador Fabrício Nascimento acompanhou o atendimento itinerante e destacou os benefícios da ação para os moradores da zona rural. “A esperança da população tão sofrida que existe em nossa cidade é sempre essa, trazer saúde e um atendimento melhor pra si”, enfatizou.

Segundo o diretor da Central de Regulação, Fábio Mantena, o foco da Sesau é humanizar o atendimento aos usuários do SUS em Ilhéus, evitando filas e aumentando o índice de eficiência da rede municipal de saúde.