O atendimento para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) passará a ser 100% por ordem de chegada em 27 postos da Rede SAC a partir da próxima segunda-feira (24). A medida vale de segunda a sexta-feira e inclui seis postos em Salvador — Comércio, Liberdade, Pau da Lima, Periperi, Pituaçu e Uruguai — além de 21 unidades do interior. Os Pontos SAC e as três carretas do SAC Móvel já funcionam exclusivamente nesse modelo.
Outras unidades manterão o atendimento híbrido. No SAC Barra, a emissão da CIN será por ordem de chegada no turno da manhã e mediante agendamento no período da tarde — formato também adotado nos postos Busca Vida (Shopping Busca Vida), Camaçari (Boulevard Shopping), Lauro de Freitas (Parque Shopping Bahia) e Simões Filho (Multicenter Empresarial).
Já os postos SAC Cajazeiras, Bela Vista, Shopping da Bahia e Salvador Shopping, todos na capital, seguem atendendo somente por agendamento, assim como a unidade de Candeias, na Região Metropolitana de Salvador.
Prazo amplo e gratuidade garantida
Apesar da ampliação do atendimento, o governo reforça que a CIN só será obrigatória a partir de março de 2032. Até lá, o atual RG continua válido em todo o país — com validade até fevereiro de 2032 —, o que evita correria desnecessária aos postos.
A emissão da CIN é gratuita para todos os cidadãos, pois se trata sempre da primeira via do documento, independentemente de a pessoa já possuir RG antigo.
Como obter a CIN
O novo documento tem o CPF como número único de identificação. Para emitir a CIN, é necessário apresentar a certidão de nascimento ou de estado civil original e atualizada.
A CIN permite a inclusão de outros registros, como CNH, carteira de trabalho, título de eleitor, certificado militar e dados de saúde, incluindo condições como TEA e deficiências diversas. Também é possível informar tipo sanguíneo, fator RH e opção de doação de órgãos.
Outra mudança é a possibilidade de inclusão de nome social, mediante solicitação. Em caso de alteração na certidão, prevalece sempre o registro mais recente.
Versão digital e prazos de validade
Três dias após a impressão, a versão digital da CIN ficará disponível no aplicativo gov.br. O documento apresenta ainda QR Code para verificação de autenticidade.
A validade varia conforme a idade:
0 a 12 anos incompletos: 5 anos
12 a 60 anos incompletos: 10 anos
Acima de 60 anos: validade indeterminada
TODABAHIA
SAC BAHIA










Sem Comentários!
Não há comentários, mas você pode ser o primeiro a comentar.