Salvador foi apontada como a metrópole brasileira com o segundo maior percentual de população na extrema pobreza. O ranking é baseado no 9º Boletim Desigualdade nas Metrópoles, que utiliza dados da Pnad Contínua com recorte do ano passado. Em 2021, 12,2% da sua população que vivia em Salvador tinha uma renda de até R$465 per capita (por pessoa) por mês.

Recife, com 13% da população em extrema pobreza, é a única metrópole à frente de Salvador. Entre as grandes cidades do país, os menores percentuais de extrema pobreza estão em Florianópolis, com 1,3%, e Cuiabá, com 2,4%.

Somadas, as metrópoles do país chegaram ao recorde de 19,8 milhões de pessoas na pobreza, o que equivale a 23,7% de toda a população brasileira. O número é o maior desde o início da série histórica, em 2012. Até então, a porcentagem de pobres no Brasil nunca havia passado de 20%.

O boletim é produzido em parceria entre Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Observatório das Metrópoles e Rede de Observatórios da Dívida Social na América Latina (RedODSAL).