Ampliar as doações de sangue no período de Carnaval, esse é o intuito da campanha para captação de doadores. A ação é realizada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) de Ilhéus, através dos profissionais que integram o Núcleo de Educação Permanente, nesta sexta-feira (1). As doações de sangue regulares são indispensáveis para que centenas de atendimentos de urgência, emergência e eletivos sejam realizados principalmente no período do carnaval.

A campanha, segundo os organizadores, visa ainda prevenir acidentes de trânsito durante o período de carnaval. As equipes vão atuar nos cruzamentos, semáforos, centro e nos locais mais movimentados da cidade. Segundo informou o enfermeiro do SAMU, Denis Dias, “as orientações educativas serão repassadas para todos os condutores que estiverem trafegando com seus veículos nesses pontos, informando sobre os cuidados no trânsito e a importância da doação sangue”.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que de 3 a 5% da população de um país deve ser doadora. No Brasil, o percentual de doadores está em torno de 1,9%, muito abaixo do que é considerado ideal. O Estado da Bahia opera com cerca de 1,4% de voluntários. Os doadores deverão se dirigir ao Banco de Sangue de Ilhéus que funciona de segunda a sexta das 7 às 17 horas e sábado das 8 às 12 horas, no anexo da Santa Casa de Misericórdia, na ladeira da Rua do Café, no centro.