O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Ilhéus, através do seu Núcleo de Educação Permanente (NEP), realizou um treinamento de suporte básico de vida para a equipe multiprofissional do banco de sangue do Hospital São José, na segunda- feira (25). A capacitação foi ministrada pelo coordenador de Enfermagem do Samu, Igor Silva, e contou com a participação do coordenador do Banco de Sangue da unidade hospitalar, Adelson Bispo, e cerca de 18 profissionais.

Adelson falou sobre a importância da iniciativa. “O sentimento é de gratidão, por receber o NEP do SAMU aqui na Santa Casa, que veio nos prestigiar com uma belíssima educação permanente acerca do suporte básico de vida, fundamental para nós do serviço de hemoterapia, no qual recebemos diversos doadores aqui e a probabilidade de algum desses doadores ter alguma reação leve, moderada ou grave e é fundamental que toda a equipe e todos os colaboradores estejam aptos, preparados para agir com eficiência com responsabilidade, com assistência para que a gente possa melhorar cada vez mais a qualidade de vida desse possível candidato que venha a ter alguma reação”, declarou.

Os conteúdos práticos e teóricos foram repassados pelos enfermeiros Jairo Brandão e Denis Dias. Para Denis, poder qualificar profissionais no município, será sempre uma honra. “É muito gratificante, pois o principal objetivo do NEP é capacitar o máximo de profissionais”, salientou. O enfermeiro disse também que o treinamento está disponível para demais  unidades de saúde. “Quem tiver interesse no treinamento, deve entrar em contato através do e-mail: nepsamuilheus@outlook.com, ou ligar para o numero (73) 3234-3350”, destacou.