Na manhã desta sexta–feira, dia 17, no salão social do Clube dos Quarenta, aconteceu o 1º Seminário de Integração de Redes da Atenção Básica, promovido pela Secretaria de Saúde de Ibicaraí. O evento contou com a presença do prefeito Lula Brandão, da primeira dama e secretária de Assistência Social, Alesandra Brandão, da vice-prefeita e secretária de Educação, Adriana Assis, do secretário de Saúde, Givanilson Francisco (Van), da psicóloga Adriana Francisco, do vereador Aroldo Abreu.

Durante o encontro, o prefeito Brandão enfatizou a importância dos profissionais da saúde. “Em nossa gestão, a saúde de Ibicaraí vai se tornar referência na Bahia e, para isso, temos que ter os profissionais valorizados com boas condições de trabalho e atendendo bem a todos”. Para o prefeito, a administração municipal continuará parceira do servidor, mantendo salários compatíveis e em dia, além de oferecer condições de trabalho dignas.

O secretário de Saúde fez um levantamento das ações da pasta nestes quase 50 dias de gestão. “Estamos acompanhando todos os departamentos e já temos um relatório detalhado da situação da área e, ao comparar como pegamos a secretaria de Saúde e como ela está hoje, podemos ver uma mudança clara de postura ao lidar com o bem estar de nossa comunidade”, afirmou Givanilson (Van).

A vice-prefeita e secretária de Educação, Adriana Assis, afirmou que tem observado a população mais confiante e satisfeita com os serviços de Saúde. “Vejo que os munícipes estão confiantes no novo jeito de trabalho da secretaria de saúde”. Adriana Assis declarou ainda que a população tem recebido bem o jeito de trabalhar do prefeito Lula Brandão, focado no cuidado com cada um ibicaraiense.

A soma de esforços entre as secretarias de Saúde e de Assistência Social foi destacada pela primeira dama e secretária, Alessandra Brandão. “Estamos trabalhando em sintonia, pois entendemos e é determinação do prefeito, que um secretário deve ter harmonia com o outro, e nós da Social temos uma boa parceria com a saúde, pois os programas dessas áreas estão irmanados. Por isso, tenho certeza que esta parceria reflete positivamente na comunidade”.

Rede – De acordo com a palestrante, a enfermeira Larissa Pimentel, o evento conseguiu reunir todos os profissionais da Saúde do município. Ela explica que o objetivo das RAS – Redes de Atenção a Saúde é promover a integração sistêmica de ações e serviços, com previsão de ação continua, integral, de qualidade, responsável e humanizada, bem como incrementar o desempenho do sistema em termos de acessos, equidade, eficácia clínica e sanitária além de eficiência econômica.

Nesse âmbito, as ações da Secretaria de Saúde se juntam ao Programa Nacional de Acesso e Melhoria da Qualidade da Atenção Básica, além dos eixos PSE – Programa de Saúde na Escola, NASF – Núcleo de Apoio a Saúde da Família, SB – Saúde Bucal, Vigilância Epidemiológica, VISA – Vigilância Sanitária, CAPS – Centro de Atenção Psicossocial, CRAS, CREAS e o HAMM – Hospital Arlete Marom de Magalhães.