Como parte das ações para organização do fluxo de atendimento da rede municipal de saúde no combate ao novo coronavírus (Covid-19), a Secretaria de Saúde de Ilhéus (Sesau) promoveu nesta segunda-feira (9) a capacitação para profissionais da Atenção Básica sobre manejo clínico e epidemiologia do Covid-19. A ação aconteceu na Igreja Batista Lindinópolis, no bairro Conquista. A palestra foi ministrada pelo médico infectologista Gustavo Cunha e pelo coordenador da Vigilância em Saúde Ambiental de Ilhéus, Gleidson Santana.

“Já estamos fechando o fluxo de manejo do paciente na parte de média e alta complexidade do município. Na reunião instruímos os profissionais sobre quais medidas devem ser adotadas diante da gravidade de cada caso”, ressaltou Santana.

De acordo com a coordenadora da Atenção Básica da Sesau, Jailma Nascimento, o público-alvo da capacitação é formado por enfermeiros, médicos, odontólogos, agentes comunitários, nutricionistas e profissionais que compõem o quadro do departamento. “A Atenção Básica é a porta de entrada na rede. Por meio dessa capacitação, os profissionais estarão aptos a prestar os devidos cuidados na hipótese de ser identificado algum caso suspeito”, destacou a coordenadora.

A transmissão acontece de uma pessoa doente para outra ou por contato próximo (cerca de dois metros), por meio de gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, toque ou aperto de mãos e objetos ou superfícies contaminadas. Os principais sintomas são: febre, tosse, dificuldade para respirar.

Como posso me proteger?

– Lave as mãos com frequência, com água e sabão, ou higienize com álcool em gel 70%;

– Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos;

– Se estiver doente, evite contato físico com outras pessoas e fique em casa até melhorar;

– Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. Ao tocar, lave sempre as mãos com água e sabão;

– Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos;

-Evite aglomerações e mantenha os ambientes ventilados, entre outras medidas individuais preconizadas pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) para prevenção ao novo coronavírus.

A Sesab informa que mantém a vigilância da circulação dos vírus respiratórios por meio do monitoramento da situação epidemiológica. O órgão gera boletins diários, bem como notas técnicas para orientação dos serviços de saúde, dos demais setores e da população.