Projeto da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer (Seduc), o Festival de Talentos dos Anos Finais do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) visa fortalecer a importância da arte durante o período de isolamento social. De acordo com a Seduc, a iniciativa também proporciona a socialização entre as famílias dos estudantes.

As inscrições são gratuitas e encerram nesta sexta-feira (17). Podem participar apenas alunos regularmente matriculados nos Anos Finais – Fundamental II e da EJA, das escolas da rede municipal de ensino. Nesta edição, o Festival terá como tema: “A arte que aproxima em tempos de distância” e será realizado no formato virtual, de 22 a 31 de julho.

Os alunos deverão elaborar suas apresentações em uma das cinco categorias: artes visuais; fotografia ou desenho; teatro – monólogo; dança e música; de acordo com o regulamento do Festival, e enviá-las através de vídeos para o WhatsApp Oficial da Seduc: (73) 3234-7550, até o próximo domingo (19).

A professora Eliane Oliveira, secretária de Educação, destaca que o projeto incentiva a produção artística dos discentes e explora o potencial educativo durante o período de distanciamento social. “A dinâmica consiste em estimular a reflexão sobre a importância das artes para mobilização social e política, em respeito às múltiplas linguagens. Também buscamos fomentar as produções artísticas dos alunos, através do fortalecimento dos vínculos familiares”.

As produções serão avaliadas por uma Comissão Julgadora formada por cinco artistas parceiros, que selecionarão os dois primeiros colocados de cada categoria. As apresentações com mais curtidas serão premiadas e os vídeos ganhadores serão exibidos no canal da Seduc no YouTube. O evento é organizado sob a coordenação das professoras Eliete Ferreira de Freitas e Joelma Alves dos Santos.