A Secretaria de Educação (Seduc) promoveu na última quinta-feira (31), um novo Ciclo de Capacitação Prática dos Agentes de Alimentação. O encontro aconteceu na Faculdade de Ilhéus, entidade parceira, e teve como objetivo motivar e qualificar os profissionais que atuam na rede municipal de ensino, a fim de garantir cada vez mais qualidade na alimentação dos estudantes.

O ciclo também busca assegurar conhecimento técnico aos agentes e adequá-los às novas introduções de alimentos e às demandas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).  O programa garante recursos federais para o atendimento dos estudantes, cobrindo as suas necessidades nutricionais durante o período letivo, conforme dispõe o art. 208, inciso VII, da Constituição Federal.

“Mais uma oportunidade para atendermos a todos os manipuladores de alimentos, garantindo que a preparação dos alimentos siga um padrão de qualidade. Também aproveitamos o momento para falarmos sobre a introdução de novos itens na alimentação dos alunos, como a carne suína, por exemplo”, explicou Karina Moraes, nutricionista da Seduc.

agente de nutrição; capacitação; seduc

A agente de nutrição, Rosilda Batista, disse estar satisfeita com o encontro e destacou a relevância da iniciativa para aquisição de novos conhecimentos. “Eu trabalho na zona rural e estes conhecimentos que recebo aqui, se unem aos que já tenho e assim, melhora a qualidade do meu trabalho e a alimentação escolar”.

A profissional ressaltou um dos aprendizados, “uma das técnicas que aprendi foi sobre o reaproveitamento de alimentos, permitindo que a gente crie novos pratos com itens que antes, jogaríamos fora”.

“Investir na qualidade da merenda escolar é também investir no futuro”, destaca a professora Eliane Oliveira, titular da Seduc. Já o prefeito Mário Alexandre parabeniza a equipe envolvida e frisa a importância de garantir uma alimentação de qualidade para os alunos da rede pública municipal.

“Um momento enriquecedor, uma troca de ensinamentos. Tudo isso é fundamental para promover e valorizar o trabalho de qualidade de quem, no dia a dia, é parte essencial da formação dos alunos”.

agente de nutrição; capacitação; seduc