O primeiro jogador a se apresentar na Granja Comary para o primeiro período de preparativos da Seleção Brasileira antes da Copa do Mundo da Rússia foi o zagueiro Marquinhos, do PSG. Ele e mais 19 atletas convocados pelo técnico Tite para disputar o Mundial treinam em Teresópolis-RJ até o próximo domingo (27), quando a delegação embarca para o segundo período de treinamentos em Londres, na Inglaterra.

Considerado o principal nome da Seleção, Neymar está em fase final de recuperação de uma cirurgia no quinto metatarso do pé direito. Ainda não há uma data exata para ele participar de todas as atividades com os companheiros, mas a previsão é de que o craque do PSG tenha condições de jogo no amistoso contra a Croácia, no dia 3 de junho, em Liverpool, na Inglaterra.

Neymar desceu de helicóptero por volta do meio-dia desta segunda-feira na Granja Comary. Ele estava acompanhado de Douglas Costa, Thiago Silva e Renato Augusto. Eles se juntaram a Marquinhos, Filipe Luís, Fred, Fagner, Ederson, Gabriel Jesus, Danilo, Paulinho, Taison, Fernandinho, Willian, Geromel e o goleiro Cássio, que chegaria à noite em Teresópolis.

Nesta segunda-feira e terça serão realizados testes e avaliações físicas e médicas. Não haverá trabalho no campo. O treino de sexta-feira (25), na Granja Comary, será aberto à imprensa e com entrevista coletiva logo após. Já na atividade de sábado pela manhã, o acesso não será liberado.

Antes da estreia na Copa do Mundo da Rússia, dia 17 de junho, em Rostov, contra a Suíça, o Brasil disputa dois amistosos: dia 3 de junho, em Liverpool, contra a Croácia; e dia 10 de junho, em Viena, diante da Áustria. A terceira e última etapa de preparativos para o Mundial já acontecerá na Rússia, na cidade de Sochi, de 11 a 15 de junho.

Para completar as atividades em campo, o técnico Tite terá a presença de seis jogadores com idade para servir à Seleção Sub-20: o zagueiro Vitão (Palmeiras), os laterais Vitinho (Cruzeiro) e Weverson (São Paulo), e os atacantes Brenner (São Paulo), Marrony e Lucas Santos (ambos do Vasco). Os jovens participarão das atividades nos dias 24, 25 e 26 de maio.

O zagueiro Marquinhos, do PSG, foi o primeiro a chegar em Teresópolis

ALEGRIA – Antes das 8h, Marquinhos apareceu no saguão principal do hotel do Centro de Treinamento. E chegou animado. Com o sorriso habitual estampado no rosto e a simpatia de sempre, o zagueiro do PSG deixou claro que trata-se de um momento especial. “Primeiro a chegar na Granja, mas, desta vez, com uma sensação diferente. Estou muito feliz de estar aqui e certo de que vamos trabalhar bastante para fazer uma boa preparação”, comentou.

Aos 24 anos, Marquinhos conhece bem o CT da Seleção Brasileira. Desde os 17 anos, quando era convocado para as categorias de base, o jogador frequenta a Granja Comary.

Nesta terça-feira (22) chegam mais três jogadores na Granja Comary: o goleiro Alisson, da Roma; o zagueiro Miranda, da Inter de Milão; e o meia-atacante Philippe Coutinho, do Barcelona.

O grupo da Seleção Brasileira ficará completo na Inglaterra, quando Marcelo e  Casemiro (ambos do Real Madrid) e Roberto Firmino, do Liverpool, que disputarão a final da Liga dos Campeões, no próximo sábado (26), em Kiev, na Ucrânia, irão se juntar aos companheiros.

Fotos: Lucas Figueiredo / CBF