A Semana da Mulher iniciou na manhã desta terça-feira (05), com o encontro de agricultoras e indígenas, no auditório da Prefeitura de Ilhéus. O encontro é uma iniciativa da Prefeitura de Ilhéus, sob coordenação da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SPM), com participação do Sebrae e do CrediBahia.

A ideia da ação, segundo a titular da SPM, Carla Serafim, é “reunir mulheres produtoras e indígenas, para apresentar e compartilhar seus produtos, promovendo a troca de experiências e o aprimoramento das produções. O evento marca o início da Semana da Mulher e traz produtoras da ATRACO (Associação de Trabalhadoras Rurais da região do Couto) e indígenas do CRAS de Olivença para compartilharem suas experiências, dificuldades e sabedoria. Além das convidadas, representantes do Sebrae e do CrediBahia também estiveram presentes para conversar sobre profissionalização e possíveis linhas de crédito para elas” e completa, “a valorização dessas mulheres empoderadas destaca-se como um diferencial positivo na vida da comunidade, gerando impacto e fortalecimento”.

Semana da Mulher - Encontro agricultoras e indígenasDentre as participantes, a produtora Tatiana Silva Santos, do Rio do Engenho, destaca a importância de uma oportunidade como essa. Ela diz que “é uma oportunidade ótima, que eventos como esse nos motiva a produzir mais. Na roça temos todos esses produtos, temos como fazer tudo isso [ela aponta para o seu mostruário, com geleias, licores, bolos, entre outros produtos] e um lugar para expor e vender. É também uma forma de nos unirmos e compartilhar aprendizagem”.

O encontro entre agricultoras e indígenas faz parte da Semana da Mulher que busca, além de homenagear a mulher ilheense, oferecer oportunidades para que elas cresçam profissional e pessoalmente.

Semana da Mulher - Encontro agricultoras e indígenasAlém da ação de hoje, a Semana da Mulher continua nesta quarta-feira (06), com a palestra “O Poder da Autoestima – Empodere-se para superar e vencer”, com o especialista em gestão estratégica de recursos humanos e mentor de desenvolvimento pessoal, Ernando Mangueira dos Santos Júnior, que acontece no Teatro Municipal de Ilhéus, a partir das 16 horas. Além da palestra, o evento ainda contará com apresentações de dança, do Grupo Educação e Dança, coordenado pela professora Soane Marry e do Núcleo de Dança Terceira Idade, sob a tutela de Bianca Lavigne e, no foyer do Teatro, o público poderá apreciar a exposição “Mulher em Arte”.

Na quinta-feira (07) acontece o III Seminário “Delas para Elas”, no Centro de Convenções de Ilhéus, com a palestra de Monique Curi, atriz, jornalista e empresária, que vai tratar de assuntos como empoderamento feminino, autoestima e liberdade financeira.

E, no dia 08 de março, além da incrível festa na Praça Dom Eduardo, com o show gratuito de Vanessa da Mata, a Grande Marcha das Mulheres, com o tema “Resistimos para Viver, Marchamos para Transformar”. Que parte da Praça Cairu, a partir das 15h30, sentido Praça Dom Eduardo.