Com foco nas ações da Semana Nacional de Trânsito, a Prefeitura de Ilhéus, por meio da Autarquia de Transporte Trânsito (Sutram), realizou nos dias 15 e 16 de setembro um ciclo de capacitação voltado aos servidores que atuam no órgão. Idealizado pelo Sindicato dos Agentes de Trânsito da Bahia (Sindatran Bahia), em parceria com o Instituto Mobilis Brasil, o projeto “Agente Educa” promoveu oficinas formativas com a mestra em Educação para o Trânsito, Cátia Regina Conceição dos Santos.

Segundo Valério Bomfim, presidente do Sindatran e coordenador do Programa Vida no Trânsito em Ilhéus, a iniciativa foi incorporada ao Programa de Educação Permanente da Sutram, coordenado pelo Núcleo de Educação para o Trânsito e Planejamento Estratégico, sendo executada em regime de cooperação técnica entre estas entidades e o órgão executivo de trânsito.

“Os agentes se inscreveram voluntariamente para participar da capacitação e na oportunidade puderam discutir a temática, o planejamento das ações, as metodologias e os recursos para o processo de ensino-aprendizagem dos educandos da rede municipal, estadual e particular de ensino do município de Ilhéus”, explicou Bomfim.

Semana Nacional de Trânsito; sutram; ações educativas; escolas

“No trânsito, escolha a vida” – No ano de 2022, a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) estabeleceu o tema, que será trabalhado dos dias 18 a 22 de setembro nas escolas, conforme programação a seguir.

Segunda-feira (18/9)

– Abertura oficial da Semana Nacional de Trânsito e palestra no Instituto Municipal de Ensino (IME) Eusínio Lavigne;

– Pedal, com nove grupos, saindo da Praça Castro Alves, às 19h;

Terça-feira (19/9)

– Palestra na Escola Municipal Pequeno Davi;

Quarta-feira (20/9)

– Palestra no Centro de Atenção Integral à Criança (CAIC) Darcy Ribeiro;

Quinta-feira (21/9)

– Palestra na Escola Municipal Professor Paulo Freire;

Sexta-feira (22/9)

– Palestra no Colégio da Polícia Militar (CPM) Rômulo Galvão

Semana Nacional de Trânsito; sutram; ações educativas; escolas

As atividades nas unidades escolares visam ofertar a interação entre os entes e cidadãos em seu exercício da cidadania. A ideia é repensar a atuação Sutram como órgão formador, evocando a responsabilidade de educar, operar e fiscalizar o trânsito na cidade de Ilhéus, de acordo com os artigos 24 e 25 da Lei 9.503/1997, que institui o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Valério Bomfim destacou que o projeto do Sindatran Bahia e do Instituto Mobilis Brasil, em parceria com a Sutram, tem como objetivo principal apresentar à sociedade a figura do agente de trânsito, quais são as suas obrigações legais, sua missão legal e institucional e por fim, o seu papel educador, dando visibilidade positiva à categoria.

Semana Nacional de Trânsito; sutram; ações educativas; escolas

“Esperamos, a partir deste projeto, sensibilizar a população ilheense para que a mesma entenda que a nossa missão primeira é salvar vidas, depois garantir o uso coletivo do espaço público, a mobilidade urbana eficiente e a incolumidade das pessoas e de seus bens nas vias públicas”, acrescentou o presidente do Sindatran.

A sociedade ilheense e a categoria ganham em experiência, através da promoção de ações educativas para o trânsito de forma planejada, contínua e sistêmica.

Semana Nacional de Trânsito; sutram; ações educativas; escolas

por Sucom