O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural da Bahia (SENAR-BA) e o Sindicato Rural de Ilhéus estáão realizando nesta semana o curso de Pilotagem de Drone na Agricultura de Precisão, com a participação de técnicos das secretarias do município de Ilhéus e de instituições parceiras, como o Corpo de Bombeiros Militar e a Cooperativa dos Assentados da Reforma Agrária e Agricultores Familiares do Estado da Bahia (Coopafeba).

Os profissionais serão capacitados para usar tecnologias novas e precisas, a fim de melhorar a produção agrícola, realizar cadastramentos ambientais (CEFIR), monitoramento de áreas, aerofotogrametria, definição de poligonais, adubação e pulverização em culturas, dentre outras funções.

 

seapi; drone; Agricultura de Precisão
O curso acontece no auditório da Bahia Pesca. “A ideia é que todos utilizem o aprendizado para melhoria dos trabalhos diários nas mais diversas secretarias envolvidas, em especial na Secretaria de Agricultura e Interior”, destacou Hermano Fahning, titular da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Interior (SEAPI).

Nas aulas práticas, os participantes aprendem a operar o drone, atentando aos cuidados com os procedimentos de voo, além do conhecimento acerca da legislação e segurança na operação do equipamento. O uso do drone tem auxiliado na redução dos custos de produção e aumento de produtividade em diversas regiões do país.