Cinco práticas exitosas levaram a Secretaria de Saúde (Sesau) de Ilhéus a participar da “Mostra COSEMS Bahia”, nesta quinta-feira (11), no auditório da União dos Municípios da Bahia (UPB), em Salvador. Promovido pelo Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS/BA), o evento tem o objetivo de valorizar iniciativas inovadoras desenvolvidas pelos profissionais de saúde que atuam nos municípios e estimular o intercâmbio de trabalhos bem-sucedidos na gestão local do Sistema Único de Saúde (SUS).

Também incentiva os municípios que desenvolvem ações inovadoras para a população e valoriza as equipes de saúde que elaboram e executam essas soluções na esfera municipal. Segundo o secretário de Saúde de Ilhéus, Geraldo Magela, “a força da gestão do prefeito Mário Alexandre conseguiu reunir o sentimento de valorização das equipes, que trazem na prática experiências exemplares. Trabalhamos para estimular, fortalecer e divulgar as ações da rede pública, visando à garantia do direito à saúde”, declarou.

Trabalhos – A mostra inclui cinco iniciativas exitosas da Sesau de Ilhéus, entre elas Seminário Integrador – Planejamento e Gestão. Uma experiência Ilhéus-Bahia; EDPOPSUS Ilhéus – BA 2018: Histórias e saberes tecendo o SUS; Territorialização: ESF Vilela II, Ilhéus, Bahia; Residência Multiprofissional Iguape, Ilhéus-BA: Um exemplo de força de trabalho interprofissional no SUS; Seminário de Integração Ensino – Serviço: Uma experiência exitosa da Educação permanente Ilhéus, Bahia.

Nacional – Uma banca avaliadora selecionará os 36 melhores trabalhos apresentados na mostra para representarem a Bahia na “Mostra Brasil, Aqui tem SUS”, que ocorrerá dentro do XXXV Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, de 2 a 5 de julho, em Brasília. Todas as experiências selecionadas e apresentadas na mostra estadual receberão certificados digitais com autor e coautores. As experiências com melhores pontuações ou conceitos serão contempladas com a divulgação dos trabalhos escolhidos e homenagem especial a ser definida pela Diretoria do COSEMS/BA e Comissão Organizadora.