A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) iniciou nesta segunda-feira (31) a imunização dos funcionários do Polo Industrial de Ilhéus, no Iguape. O serviço também será ofertado na terça-feira (1º), no pátio da empresa Daten e visa atender nesta primeira etapa os trabalhadores das empresas vinculadas ao setor de informática, produtos eletrônicos e à produção de borracha.

A vacinação atende a demanda solicitada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Ilhéus e Região (STIM) e pelo Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos, Computadores, Informática e Similares de Ilhéus e Itabuna (SINEC), pautada em reunião com o Executivo Municipal nas últimas semanas. Na ocasião, a categoria dialogou sobre as dificuldades impostas pela pandemia, enfatizando a importância da atividade para a retomada econômica do município.

Conforme o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, os trabalhadores da indústria estão no grupo prioritário de vacinas. Os profissionais atuam nos serviços essenciais e não paralisaram a atividade, mesmo com o avanço da doença. De acordo com a Sesau, Ilhéus é a primeira cidade baiana a vacinar os colaboradores da indústria e incluir o grupo nesta etapa da estratégia de imunização. O planejamento também insere os profissionais do turismo, conforme alinhamento realizado com o trade do município.