“A gente fica até emocionado, pois são pessoas que passaram por um momento difícil em suas vidas, vítimas das fortes chuvas de dezembro. E a gente prepara toda uma estrutura pra agregar valor às doações de roupas e utensílios”, declarou o Presidente da Câmara de Vereadores de Ilhéus, Jerbson Moraes (PSD), sobre a primeira edição do Shopping Solidário, que aconteceu no bairro Salobrinho. A ação foi realizada na sexta-feira (11) e sábado (12) e foram distribuídos mais de 9 mil itens, que foram arrecadados pela Casa Legislativa durante a Ação Câmara Solidária.

As arrecadações foram realizadas durante janeiro e fevereiro, tanto de alimentos como de roupas, sapatos, itens de casa, entre outros. E, ainda em janeiro, a Câmara entregou mais de 20 toneladas de alimentos a estas famílias e agora estão sendo distribuídas peças de roupas e utensílios de casa, já que muitas destas pessoas perderam tudo com as chuvas. “A ideia é fazer um acompanhamento a longo prazo aos atingidos. Primeiro distribuímos os alimentos e produtos de limpeza, pois era o que eles mais precisavam no momento. E agora estaremos entregando outros itens de acordo com a necessidade deles”, explicou Jerbson Moraes.

Sobre a ideia do Shopping solidário, o Presidente explicou que quis trazer dignidade a estas famílias. “As pessoas estão como se estivessem em um mini shopping comprando essa doação, porque elas já vêm com uma cédula valendo uma peça. A gente fica muito feliz quando conseguimos proporcionar alegria para as pessoas que já sofreram e muitas estão recomeçando”, enfatizou o parlamentar. Entre os milhares de itens distribuídos, estavam peças de roupas, sapatos, cobertores, agasalhos, colchões, entre outros.

 

O SHOPPING SOLIDÁRIO

 

São distribuídas “cédulas” para os moradores das comunidades afetadas pelas chuvas, estes por sua vez devem comparecer ao local e trocar as “fichas” por peças que necessitam. O Shopping Solidário é mais uma ação realizada pela Câmara de Ilhéus para atender estas famílias, principalmente das áreas ribeirinhas, que foram as mais atingidas com as chuvas.

Nos dias 18 e 19, a ação acontecerá no Bairro Banco da Vitória; nos dias 25 e 26, em Vila Cachoeira. A Ação Câmara Solidária conta com o apoio da Cidadelle Praia do Sul e visa resgatar a dignidade da população que mais necessita neste momento.