A segunda edição do Festival do Mangostin de Una, cidade localizada ao sul do estado da Bahia, foi iniciada na última quinta-feira, dia 4. A festa, que vai até domingo, 7, conta com feira de agronegócios, de produtos artesanais, exposição de produtos agrícolas, claro, com a fruta que dá nome ao festival em destaque, e shows musicais, como o da noite de sexta-feira, dia 5, da dupla Simone e Simaria – As Coleguinhas, que marcou a abertura do evento e entrou para a história como o maior já realizado no município.

O evento busca divulgar e fortalecer a cultura do mangostin, fruto originário do sudeste asiático e introduzido em Una por japoneses que vieram morar na região na segunda metade do século XX. Hoje, é produzido em larga escala e conhecido por seu sabor exótico e propriedades antioxidantes, que ajudam a retardar o envelhecimento.

A programação do evento foi iniciada com visitações a fazendas que cultivam mangostin e cacau. À noite, atrações de peso se revezam até domingo. Na noite desta sexta-feira, o palco montado na Avenida Barão do Rio Branco, recebeu a dupla Simone e Simaria – As Coleguinhas, que atraiu uma multidão. O show foi acompanhado por pessoas de cidades como Ilhéus, Itabuna, Canavieiras e Itacaré.

Neste sábado, a programação prossegue com visitas às fazendas de mangostin, feiras de agronegócios e da economia criativa e apresentações no palco auxiliar. À noite, se apresentam Sinho Ferrary, Kaio Oliveira e a dupla Taiane e Tainá. No domingo, a festa fica por conta de Guiga Reis, Risco de Amar, Mocegada e O Japa.

Participam do 2º Festival do Mangostin 12 associações de agricultores e artesãos locais, que expõem cordéis, máquinas agrícolas, frutas, trabalhos com reaproveitamento de madeira, artesanatos diversos e resultados das atividades realizadas nas secretarias municipais de Educação, Cultura e Esporte e Assistência Social.

O evento é uma realização da Prefeitura de Una, através da Secretaria de Turismo, com apoio e parceria da Associação de Produtores de Mangostin, Associação de Apicultores, Sebrae, Comissão Executiva da Lavoura Cacaueira (Ceplac), TV Santa Cruz, Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado da Bahia (Bahiatursa), Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur), Companhia de Desenvolvimento de Ação Regional (CAR), Federação de Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb), Instituto Federal Baiano (IFBaiano) e Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia (SDR).