Em apenas dois dias de Carnaval, 11,6 mil latas de cerveja já foram apreendidas por técnicos da Secretaria Municipal de Urbanismo (Sucom). Nesta quinta-feira (4), a ação se concentrou na Barra (1.128 latas) e em um depósito e um caminhão (6.966), no Campo Grande. Na quarta-feira (3), abertura da festa, outras 3.552 latinhas na nos circuitos Dodô e Osmar também foram recolhidas.

As cervejas, refrigerantes e outros tipos de bebida foram recolhidos porque estavam em área de proteção de marca e restrição comercial, onde podem ser vendidos apenas produtos credenciados da marca patrocinadora. Foram apreendidos ainda produtos como toldos, na Sabino Silva (Barra).

As sanções adotadas são respaldadas no Decreto Municipal 20.505/2009, que disciplina o licenciamento e a fiscalização para o Carnaval e festa populares em Salvador. Nesta quinta-feira, os fiscais da Secretaria de Urbanismo orientaram donos de estabelecimentos dos circuitos para comercializar apenas bebidas do patrocinador oficial do Carnaval.

A Operação Carnaval da Sucom conta com 360 profissionais, entre engenheiros, arquitetos e fiscais, e se estenderá até o fim do Carnaval. Durante esse período, os profissionais da secretaria estarão nas ruas para fiscalizar camarotes, publicidade e atividade irregular, além de produtos de marcas que não estão autorizados a ser comercializados na festa por conta do contrato com o patrocinador oficial.