Após tantas dificuldades causadas pelo isolamento social da quarentena e pela tensão com o crescimento nos casos de Covid-19 em nossa cidade, finalmente acordamos com uma grande boa notícia. Na manhã desta sexta-feira (24), foi publicada pela Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia a lista de projetos aprovados na Análise de Mérito dos Editais Setoriais 2019. O Teatro Popular de Ilhéus foi um dos contemplados pelo setorial de Teatro, através do qual realizará a circulação da segunda edição do projeto “Shakespeare no Sertão” com o espetáculo “Sonho de uma noite de verão”.

Em 2017, o grupo circulou por diversas cidades baianas com o projeto através do edital setorial daquele ano, quando então exibia a comédia “Medida por Medida”, da obra homônima de William Shakespeare e dirigida por Romualdo Lisboa. O projeto percorreu cerca de 1500 quilômetros, se apresentando em seis cidades do sertão da Bahia: Ipirá, Pintadas, Capim Grosso, Euclides da Cunha, Canudos e Uauá. No ano seguinte, foi contemplado pelo Programa Petrobrás distribuidora de Cultura, quando circulou nos estados de Alagoas e Sergipe, nos municípios de Maceió, Arapiraca, Aracaju e Lagarto.

Na nova edição do projeto, além das seis cidades baianas por onde circulou em 2017, o projeto chegará também aos municípios de Conceição do Coité e Serrinha. Serão quase 2 mil quilômetros de estrada percorridos desde Ilhéus até Uauá e retorno, com oito apresentações para um público estimado de 10 mil pessoas. O projeto tem como proponente o produtor do grupo Rogério Matos, e está previsto para ser executado em outubro de 2020, circulando em seu palco rodante, estrutura móvel desenvolvida pelo arquiteto e urbanista alemão Carl von Hauenschild, que é instalado, conforme prevê o projeto, sempre em praças públicas. Quando desmontado, ele é transportado através do uso de reboque por um veículo maior. O grupo apresentará a montagem “Sonho de uma noite de verão”, da obra homônima de William Shakespeare, e ainda realizará intercâmbios com grupos e artistas de cada cidade.

Os Editais Setoriais de Cultura terão um investimento total de 15 milhões do Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA), tendo sido aprovadas 230 propostas, além de 164 na lista de suplência. Mais de 60% dos projetos selecionados são de territórios culturais do estado. A análise de mérito foi realizada por 15 comissões temáticas constituídas por membros da sociedade civil e poder público, com experiência e conhecimento em projetos culturais e gestão cultural. O prazo para recursos será do dia 25 de abril a 04 de maio.

Fundado em 1995 por Équio Reis (in memorian), o Teatro Popular de Ihéus já produziu dezenas de espetáculos, tendo circulado em diversas cidades do Brasil, chegando também a se apresentar na Europa. Em 2020 completa 25 anos de existência, cujas comemorações contarão com a publicação do livro “A vida é uma rima”, um ensaio biográfico do Teatro Popular de Ilhéus que está sendo escrito pelo crítico teatral e jornalista Valmir Santos. Além disso, antes da quarentena o grupo vinha se preparando para estrear o espetáculo “Sonho de uma noite de verão: ópera brega rock para acordar do pesadelo”, cuja estreia ainda não tem data.

O Teatro Popular de Ilhéus está localizado na Avenida Soares Lopes, em Ilhéus, e é uma instituição cultural independente, atualmente mantida pelo programa de Ações Continuadas de Instituições Culturais – uma iniciativa da Secretaria de Cultura da Bahia com recursos do Fundo de Cultura do Estado da Bahia, mecanismo que custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada.