Desde que decidi encarar o maior desafio de minha vida e ser candidato à prefeito de Ilhéus, venho escrevendo artigos cujo objetivo é evidenciar as propostas que possuímos para construir uma cidade justa, organizada e que priorize o desenvolvimento econômico, a melhoria de seus indicadores sociais e a preservação ambiental. Hoje, lhes convido a refletir sobre o turismo.

Mundialmente conhecido como “Indústria sem chaminés”, o turismo representa uma atividade que possui o poder de gerar emprego, ampliar a renda da população, estimular o empreendedorismo, valorizar o patrimônio histórico, preservar e fortalecer as tradições culturais, melhorar os indicadores sociais fomentar o conceito de sustentabilidade, auxiliando na preservação ambiental através da exploração racional dos recursos que possuímos. O turismo, historicamente, possui importância fundamental para alavancar o desenvolvimento de qualquer região do planeta. Em 1841, Thomas Cook, considerado o pai do Turismo Moderno, promoveu a primeira viagem organizada da história. Essa viagem é considerada um sucesso em relação a organização do primeiro pacote turístico, pois se constatou a enorme possibilidade econômica que este negócio poderia chegar a ter como atividade, criando assim em 1851 a Agência de Viagens “Thomas Cook and son”.

Seguindo tal lógica, precisamos refletir que o futuro de Ilhéus está ligado ao fomento do turismo. Com um dos mais extensos litorais do planeta, prédios seculares preservados, templos e igrejas mundialmente famosos, a obra de Jorge Amado internacionalmente conhecida, mata atlântica exuberante, diversas tradições culturais e ampla possibilidade de consolidação do pólo chocolateiro, Ilhéus possui a vocação para o turismo, que pode ser desenvolvido em múltiplas frentes e tornar o município, que já é a capital baiana da cultura, a capital brasileira do chocolate.

Minha gestão terá o compromisso de gerar desenvolvimento através do turismo. Enquanto legislador, batalhei incansavelmente ao longo dos últimos oito anos, dentro das possibilidades que existiam, para que isso ocorresse. Percebi, no entanto, total desinteresse por parte dos governantes. Como prefeito, vou dialogar com os representantes do setor hoteleiro, das companhias aéreas, das agencias de turismo, do comércio, dos cacauicultores e da sociedade organizada para construirmos uma aliança em torno de um projeto que verdadeiramente institua o turismo como prioridade em Ilhéus.

Movimentando Bilhões de dólares na economia mundial, o turismo só não é priorizado por governos medíocres, cuja visão atrasada não é capaz de promover os avanços que a sociedade necessita. Nosso governo terá compromisso, respeito e seriedade para, com o aval da população, movimentar nossa amada Ilhéus em direção á um novo tempo.

*Professor Gurita é graduado em educação física, vereador e candidato a prefeito de Ilhéus pelo PSC.