Incentivar a produção de conteúdos audiovisuais baianos é o objetivo do edital que será lançado nesta segunda-feira (15/05), na sede da Governadoria, em Salvador (BA). A cerimônia contará com a presença do Diretor Presidente da Agência Nacional de Cinema (ANCINE), Manoel Rangel, do secretário de Cultura da Bahia, Jorge Portugal, o Diretor Geral do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB), Flávio Gonçalves, do secretário da Educação, Walter Pinheiro, autor da Lei do Audiovisual, no Congresso Nacional e do Governador do Estado, Rui Costa.

Uma seleção pública vai permitir a escolha de projetos de obras seriadas e não-seriadas inéditas, por meio do pré-licenciamento das produções para exibição na TVE e da captação de recursos junto à ANCINE. Esses projetos devem ser apresentados por pessoa jurídica, sediada na Bahia e registrada na ANCINE como produtora independente. Os selecionados firmarão contrato para receber do IRDEB o valor correspondente ao pré-licenciamento para exibição da obra na TVE. Essa condição permitirá aos produtores pleitearem recursos do Fundo Setorial Audiovisual (FSA) por meio das linhas de financiamento do Programa de Apoio ao Desenvolvimento da Indústria Audiovisual (PRODAV).

Os conteúdos produzidos envolverão temáticas relativas a esportes, pessoa com deficiência, juventude, educação, mulheres, indígenas, cultura geek, terceira idade, LGBT, indígenas, agroecologia, turismo, empreendedorismo, religiosidade, segurança alimentar, agricultura familiar, memória, patrimônio e cultura regional. A iniciativa visa fomentar o setor audiovisual e reforçar a programação da emissora.

TVE exibe 250 horas de conteúdos inéditos e seis novas obras baianas

No mesmo dia a TVE anuncia a exibição de 250 horas de conteúdo audiovisual brasileiro independente inédito na Bahia. São 17 séries de ficção, 19 séries de animação, 48 séries documentais e 10 telefilmes documentários. O conteúdo oferece desde séries de animação e ficção para o público infantil e séries documentais para o público jovem até séries e telefilmes para o público adulto.

O material é resultado da primeira chamada pública da Linha de Produção de Conteúdos destinados às TVs Públicas do Programa Brasil de Todas as Telas da ANCINE. Um investimento de R$ 60 milhões em 83 produtoras brasileiras independentes das cinco regiões do país.

Entre os conteúdos a serem exibidos na TVE estão seis obras baianas:
A Bicicleta do Vovô, direção de Henrique Dantas, Hamaca Produções.

Meu Irmão Nerd, direção de Cecília Amado, da Truque Produtora de Cinema.

Música da Minha Vida, direção de Jorge Felippe, da Santo Guerreiro.

Aprender a Sonhar, direção de Vitor Rocha, da Caranguejeira Filmes.

Travessias Negras, direção de Antônio Olavo, da Portfolium Laboratório de Imagens.

Sertão de Dentro, direção de Geraldo Sarno, da Truque produtora de Cinema.
Serviço:

O quê: Lançamento do edital “Bahia na tela”

Quando: 15 de maio de 2017, às 14h

Onde: Sede da Governadoria do Estado da Bahia

ASCOM – Assessoria de Comunicação

IRDEB / TVE Bahia / 107.5 Educadora FM

Secretaria de Educação do Estado da Bahia

assessoriairdeb@gmail.com

Tel. (71) 3116-7443 / 7359