Com o objetivo de reforçar as ações de combate e prevenção à violência, as guardas municipais das cidades de Una e Canavieiras, na região sul do estado, passarão a atuar em conjunto. O objetivo do compartilhamento dos efetivos é possibilitar que as guardas municipais das cidades limítrofes possam trabalhar juntas em eventos, ações, rondas, prestem apoio entre si quando houver necessidade, reforçando as ações de segurança em toda região, e recebam qualificação.

O compartilhamento dos efetivos foi permitido por um Termo de Parceria Técnica por meio do Consórcio Intermunicipal da Mata Atlântica (Cima), organização que os dois municípios fazem parte. O modelo é inédito no estado e surgiu no município de Una, durante a implantação da Câmara Técnica de Segurança do consórcio, no final do ano de 2017. O projeto foi elaborado pelo coordenador da câmara técnica, Gusmão Neto, que também é secretário de Governo, Administração e Planejamento do município de Una.

“Nem sempre as cidades pequenas conseguem solucionar suas demandas sozinhas. Por isso os consórcios são fundamentais. Durante a implantação da câmara técnica percebemos que era possível criar alternativas para ampliar o efetivo de agentes de segurança pública nas cidades e que reforçar o combate e a prevenção à violência de forma conjunta seria muito mais eficaz”, destacou Gusmão Neto.

A primeira atuação conjunta das guardas será no Carnaval de Canavieiras. Juntas as cidades de Una e Canavieiras possuem um efetivo de 40 guardas municipais. A ideia é que o compartilhamento tenha adesão das 11 cidades que compõem o consórcio, o que fará com que o efetivo conjunto seja de mais de 200 guardas. O compartilhamento das guardas também permitirá aos municípios troca de informações de inteligência, adoção de estratégias conjuntas para melhorar os índices de segurança na região.

“Apesar de a segurança pública ser um dever constitucional do estado, nós sempre buscamos fazer a nossa parte. Esse projeto é mais uma alternativa nossa para cuidar dos cidadãos e combater à violência. Estamos muito orgulhosos e temos certeza que esse trabalho conjunto será de muito sucesso”, comemorou o prefeito de Una, Tiago de Dejair.