No último sábado, dia 12, em Ilhéus, aconteceu o dia “D” de vacinação contra a gripe. A secretaria municipal de Saúde (Sesau) ampliou os postos de atendimento para receber o público alvo da campanha, durante todo o dia. A chefe do Setor de Imunização da Sesau, Walkiria Cardeal, informou que do início da campanha até hoje foram vacinadas 16.530 pessoas, o que corresponde a 40,53% da cobertura vacinal. E avisa que a vacinação contra a gripe no município segue até o dia 1° de junho.

No Dia D da vacinação, foram disponibilizados 16 postos de atendimento na cidade, entre eles, a unidades básicas de saúde do Iguape, do Morada do Porto – Banco da Vitória, CSU (Centro Social Urbano), posto de saúde do Pontal, Associação de Moradores da Urbis, PSF Nossa Senhora da Vitória, Olivença, Mangueira, Vila Cachoeira, Centro de Saúde Euler Ázaro, CAE III (antiga Fundação Sesp), nos PSF dos bairros Vilela 3 e 4, Salobrinho e Conquista.

Além dessas localidades, mais pontos extras foram colocados, como um na igreja Assembleia de Deus, no Parque Infantil, e na Feira da Mulher no Centro do vereador Fabrício Nascimento, além de duas equipes volantes. Mesmo assim, a chefe de Imunização considera que o comparecimento aos postos de vacinação foi menor que o esperado. Foram vacinadas 2.491 pessoas, sendo 1.933 do público alvo, e 558, pessoas com doenças crônicas.

Público Alvo – Além dos idosos, o público alvo é formado por gestantes, mulheres que tiveram filhos há menos de 45 dias, crianças entre seis meses e menos de cinco anos, trabalhadores da saúde, professores, povos indígenas e portadores de doenças crônicas. A vacinação contra a Influenza é sazonal, tem um período específico, e não fica disponível nos postos de saúde o ano inteiro. Geralmente, o Ministério da Saúde começa a campanha antes do início do inverno, devido ao aumento de casos de gripe no período mais frio.