O risco para a segurança das crianças e dos pais de alunos que frequentam a Escola Adventista, localizada na Avenida Antônio Carlos Magalhães nº 519, no bairro Malhado, será uma das causas enfatizadas pelo vereador Lukas Paiva (PSB) para o pedido de colocação de faixa de pedestres na via.

Resultado de imagem para escola adventista no malhado

No requerimento que será protocolado nesta quarta-feira, 12,  o parlamentar também leva em conta que a avenida dá acesso a diversas vias do bairro e principal logradouro com destino ao sul e ao norte da cidade. A faixa de pedestres servirá para evitar complicações do trânsito no local, principalmente em horário que inicia e encerra o expediente da instituição escolar.

Resultado de imagem para faixa de pedestre

Sendo assim, o parlamentar também questiona a possibilidade de destinar agentes de trânsito para disciplinar o tráfego de veículos no local, principalmeente em horários de pico.

Resultado de imagem para placa faixa de pedestre, escola

Para o propositor, Lukas Paiva, “Respeitar a faixa de pedestres não é nenhum favor, nem uma norma de educação e nem boas maneiras no transito, mas sim, uma obrigação por lei que objetiva facilitar ao cidadão, pais e filhos em idade escolar, principalmente, a travessia na via publica”, pontua.

A faixa de segurança, como também é assim chamada, é uma sinalização horizontal constituída por uma serie de faixas que delimitam a área determinada nas ruas e avenidas por onde o pedestre tem prioridades ao atravessá-las.

O pedestre tem o direito de esticar o braço com a palma da mão voltada para os carros, esperar os veículos pararem e atravessar na faixa. Este sinal é como um dialogo entre o pedestre e o motorista que tem a obrigação de atender o gesto do pedestre. Faixa de segurança é prevista no CTB.