A Prefeitura de Ilhéus emitiu nesta última sexta-feira (3) uma nota repudiando a narrativa de um vereador do município sobre a estrutura e o funcionamento da Autarquia de Transporte e Trânsito (Sutram). O edil adentrou uma das dependências do prédio público, localizado ao lado do Ginásio de Esportes Herval Soledade, para fiscalizar o trabalho desenvolvido pelos servidores, bem como as condições físicas do espaço.

Ressalta-se que a Sutram possui duas bases. A Base Operacional, objeto da denúncia, e a Base Administrativa, situada na Zona Sul, às margens da BA-001. A Base Operacional é o ponto de apoio, local onde os agentes de trânsito realizam suas refeições, descansam e participam de atividades de lazer, visto que o ambiente possui área com churrasqueira, mesa, geladeira e demais eletrodomésticos.

Prevendo ações noturnas, a unidade dispõe de alojamento masculino e feminino, com sanitários, sala de operações e duas salas de atendimento ao público. Contudo, de forma irresponsável e totalmente fora de contexto, o vereador filmou e fotografou um depósito localizado no andar superior do prédio.

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Reitera-se que o espaço encontra-se fechado, sem serventia para as atividades laborais. O depósito é utilizado para guardar materiais em desuso e documentos caducos, que futuramente serão incinerados ou até mesmo leiloados. No referido local também funcionava uma sala de treinamento da Guarda Civil Municipal.

A Base Administrativa possui salas com ar condicionado para atendimento ao cidadão, auditório voltado às capacitações mensais, além de abrigar a direção-geral e assessoria do órgão. Conclui-se, portanto, que o nobre vereador desconhece a estrutura física e organizacional da Sutram.

Fardamentos e viaturas – Com relação ao fardamento, o diretor-geral da Sutram, Valci Serpa, informa que está sendo feita uma cotação pela comissão de agentes instituída no mês de janeiro deste ano para aquisição do fardamento. A Sutram já preparou o orçamento para a manutenção dos veículos que integram a frota, todavia, enquanto o serviço não é liberado pela Prefeitura, a autarquia avalia a possibilidade de aluguel de 10 novas motocicletas e três veículos.

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Outra acusação falsa diz respeito aos chamados funcionários “fantasmas”. Serpa assegura que todos os servidores nomeados e os 89 agentes de trânsito exercem suas funções. Além de trabalhar internamente, os profissionais auxiliam no receptivo de navios.

Sinalização – A Sutram licitou de forma emergencial, através de uma comissão, o projeto para revitalizar cerca de 50 faixas de pedestres e fazer a troca de placas de trânsito. O órgão destaca que está em andamento uma grande licitação em torno de R$ 2,3 milhões para aquisição futura de materiais para a sinalização vertical e horizontal.

Verbas e orçamento – Outra inverdade proferida pelo vereador refere-se ao valor em conta, que segundo ele está na casa dos R$ 19 milhões. “O valor diz respeito aos recursos orçamentários, ou seja, uma previsão de possíveis gastos. Provavelmente o edil não conhece a legislação orçamentária”, esclarece Serpa. Sobre os investimentos para modernização da sinalização semafórica no município, existe uma licitação no valor de R$ 4 milhões em fase final para contratação futura.

As ações serão executadas mediante um plano de trabalho, a fim de que a empresa vencedora possa instalar e fazer a manutenção dos equipamentos paulatinamente. “O papel do vereador é fiscalizar, mas como representante do povo é preciso ter cautela e checar as informações. Espalhar fake news é crime e quando essa postura é assumida por uma figura pública torna-se mais grave”, finaliza Serpa.

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por Secom