O vereador Nerival Nascimento (PC do B), protocolou e foi aprovado semana passada no legislativo ilheense, requerimento nº 231/2018, solicitando à Augusta Casa de Leis, que encaminhe em caráter de urgência a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia é uma autarquia vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), em atenção especial ao superintendente Sr. Elias Dourado, ofício (anexando proposição aprovada), sugerindo a viabilização de construção de quadras de futevôlei, ao longo da Avenida Soares Lopes, na cidade de Ilhéus.

Confederação Brasileira de Futevôlei

Atendendo uma solicitação da associação e dos praticantes deste esporte na cidade, o autor da proposição, vereador Nerival Nascimento, afirma que o objetivo deste requerimento é buscar melhorar a opção de lazer dos atletas, proporcionando maior interatividade e condições de saúde. “A prática de esportes pode ajudar em vários pontos na vida do ser humano, tanto no seu estado físico e mental, quanto profissional”, afirma Nerival.

Ver a imagem de origem

O que é a Sudesb?

A Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia é uma autarquia vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE). Foi criada pela Lei Delegada nº 37 de 14 de março de 1983, e modificada pelas Leis nºs 4.697 (de 15 de julho de 1987), 6.074 (de 22 de maio de 1991) e 9.424 (de 27 de janeiro de 2005). Até 1983, políticas públicas de esporte para a Bahia eram geridas pela VOB (Vila Olímpica da Bahia), autarquia criada em 1970 durante o governo de Luiz Viana Filho e vinculada à então Secretaria de Educação e Cultura.

Tendo como objetivo o fomento do desporto, recreação e lazer na Bahia, a Sudesb orienta, prepara, difunde e supervisiona a prática do desporto; planeja e executa a busca sistemática de talentos e fomenta sua formação; coordena, supervisiona e subvenciona as entidades desportivas atuantes no Estado; promove a administração e manutenção da Vila Olímpica da Bahia, bem como dos demais equipamentos esportivos e de lazer do Estado; promove o desporto e a construção de equipamentos esportivos, recreativos e culturais de interesse comunitário; apóia, técnica e financeiramente, o esporte amador; promove a realização de competições esportivas; promove a cobrança, do que lhe for devido, pelo uso ou utilização das unidades e instalações esportivas; executa obras de interesse social em decorrência da celebração de convênios, acordos ou ajustes, além exercer outras atividades que visem à consecução de sua finalidade de desenvolvimento do esporte e do lazer em todo o Estado.

Ascom/Nerival.