Na segunda-feira (19) o vereador Pastor Matos (PSD) representou Ilhéus na homenagem feita pelos municípios de Ibirapitanga e Jussari à Comissão Executiva de Planejamento da Lavoura Cacaueira – CEPLAC. O evento foi realizado no auditório Hélio Reis de Oliveira e contou com o discurso de várias autoridades como coordenador regional Alexandre Brandão, o prefeito de Jussari Antônio Carlos Valete, o vice-prefeito de Ibirapitanga Edson Araújo, dentre outras.

Na oportunidade, foi ministrada uma palestra pelo Prof. Rogério Ruschel sendo abordado o tema: “Um Plano de Marketing Territorial”, que destacou a importância da Ceplac em escala mundial pela sua biodiversidade, pelo Centro de Pesquisa e pela geração de empregos diretos e indiretos. Foi apresentado um plano de marketing para a difusão do nome do Cacau Cabruca como exemplo de cultivo sustentável, por se tratar de um fruto de grande qualidade, saudável e ecologicamente sustentável. Destacou o professor que todas essas qualidades fazem da Ceplac um futuro concorrente para a indicação de Patrimônio da humanidade na Unesco.

O evento foi finalizado com a entrega do título de “Amigos da Ceplac” para algumas autoridades e com a assinatura do Projeto de Lei que transforma a Ceplac em Patrimônio Imaterial de Jussari e Ibirapitanga.

Na Câmara de Vereadores de Ilhéus, o vereador Pastor Matos deu entrada no Projeto de Lei que reconhece a Ceplac como Patrimônio Imaterial do município. O projeto encontra-se na comissão de Justiça, onde deve ter parecer favorável nos próximos dias.