Acontecerá nesta quinta-feira (17), a cerimônia de diplomação dos eleitos para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores de Ilhéus, eleitos no dia 15 de novembro de 2020. O ato ocorrerá às 16hs, no Salão do Júri no Fórum Epaminondas Berbert de Castro.

A Justiça Eleitoral da 25ª zona, em Ilhéus, por meio da  Juíza Raquel Ramires François, representando o  Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) promoverá a cerimônia.

 Diploma

Com a entrega do diploma, a Justiça Eleitoral atesta quem são as pessoas que se elegeram, assim, elas são habilitadas para exercerem o mandato, mesmo que haja recurso pendente de julgamento. Trata-se de um ato previsto no Código Eleitoral e no art. 218 e subsequentes da Resolução nº 23.611/2019. Nos diplomas, consta o nome da pessoa (pode ser utilizado o nome social, quando constar no Cadastro Eleitoral), a indicação do partido ou da coligação pela qual concorreu, o cargo ou a sua classificação como suplente e outros dados, a critério da Justiça Eleitoral.

Por conta da pandemia de Covid-19, a cerimônia terá acesso restrito apenas aos diplomados.

ELEIÇÕES  2020

Ilhéus teve definida nas eleições de 2020 em 15 de novembro, a composição da Câmara Municipal para os próximos quatro anos.  Os 21 vereadores foram conhecidos após a conclusão da apuração. A lista indica que os partidos que mais conquistaram cadeiras na Câmara de Ilhéus foram o PSD, com três vereadores eleitos, e o PV, PSB, DEM, PSL, PODE e PT, com dois representantes cada (confira a lista completa abaixo).

Jerbson Moraes (PSD) reeleito.

Paulo Carqueija (PSD) reeleito.

Professor Gurita (PSD) eleito.

Enilda (PT) eleita.

Augustão (PT) eleito.

Cesar Porto (PSB) reeleito.

Fabrício Nascimento (PSB) reeleito.

 Nerival (PSL) reeleito.

Ederjúnior (PSL) eleito.

Edvaldo Gomes (DEM) eleito.

Ivete (DEM) eleita.

Nino Valverde (PODE) reeleito.

Kaique Souza (PODE) eleito.

Vinicius Alcântara (PV) eleito.

Luciano Luna (PV) eleito.

Ivo Evangelista (Republicanos) reeleito.

  Aldemir (PP) reeleito.

  Tandick (PTB) eleito.

 Abraão (PDT) reeleito.

Cláudio Magalhães (PCdoB) eleito.

Luca Lima (PSDB) eleito.